O Campeonato Belga acabou, a tabela de classificação ficará como está, o Brugge será declarado o campeão nacional e um grupo de trabalho vai analisar se há condições para se jogar a final da Copa da Bélgica. Estas são as recomendações que a direção da Jupiler Pro League, que organiza os torneios no país, aprovou por unanimidade nesta quinta-feira. Agora falta apenas a aprovação da Assembleia-Geral da entidade.

Nesta reunião dos dirigentes, estarão presentes os representantes dos 24 clubes profissionais do país – 16 da Jupiler Pro League (primeira divisão) e oito da Proximus League (segunda divisão). Mas 17 deles já revelaram na semana passada serem a favor do cancelamento da temporada.

Confirmando a decisão, a Bélgica se tornará o primeiro país na Europa a declarar a conclusão de suas ligas devido à pandemia do novo coronavírus. A notícia surge um dia após a reunião da Uefa com suas 55 associações para discutirem, pela segunda vez, o futuro das competições. Nesse encontro, a entidade que comanda o futebol europeu recomendou que os torneios nacionais sejam concluídos até 3 de agosto.

Em um comunicado oficial, a direção da Jupiler Pro League explicou que foi tida em conta a indicação do governo belga de que “é muito improvável que sejam jogadas partidas com público (nos estádios) até 30 de junho”, acrescentando que “é bastante imprevisível” quando seria possível que os clubes regressassem aos treinamentos. “Mesmo se os jogos à portas fechadas fossem teoricamente possíveis, a pressão adicional sobre os serviços de saúde devem ser evitados”, defendeu a liga.

Na Bélgica, o regulamento é diferente das principais ligas na Europa. Neste momento, após 29 rodadas, o Brugge está na liderança com 25 pontos a mais que o Gent, o segundo colocado. Restava apenas uma jornada para concluir a primeira fase da competição. Depois, os seis primeiros classificados seguiriam para um playoff para determinar o campeão e os clubes com vagas na Liga dos Campeões e na Liga Europa.

Terminando como está, o Brugge e o Gent estarão classificados para a Liga dos Campeões, o Charleroi garantirá vaga na fase de grupos da Liga Europa e o Royal Antwerp e o Standard Liège jogarão as fases preliminares desta competição. Pelo segundo ano seguido, o Anderlecht, clube mais tradicional da Bélgica, ficará de fora dos torneios europeus por estar em oitavo lugar.