Maringas Maciel

Do dia 22 de abril até o 26 de maio de 2019, Curitiba recebe a programação do projeto O Teatro – Ligando os Pontos da Cidade, uma ação da Trupe Ave Lola composta por 4 oficinas de teatro gratuitas nas regionais de Curitiba, palestras e a temporada do espetáculo A Pequena Abelha e a Árvore Alta na Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227) – tudo isso interligado por uma linha de ônibus gratuita que estará à disposição da população.

O Teatro – Ligando os Pontos da Cidade tem como objetivo de fortalecer a formação de plateia e a inclusão de um público que, por morar fora do círculo central da cidade, muitas vezes não tem o hábito de frequentar os espaços artísticos do centro. Por esse motivo, o projeto conta uma linha de ônibus que a partir do dia 04 de maio estará circulando pelas regionais de Curitiba nos finais de semana (sábados e domingos) para trazer o público para a apresentação do espetáculo A Pequena Abelha e a Árvore Alta, da premiada Trupe Ave Lola. O transporte (ida e volta) é gratuito e o ingresso do espetáculo segue a política do “Pague O Quanto Vale”, no qual o público decide o valor que deseja pagar pela experiência artística. O itinerário completo do ônibus está disponível no site da Ave Lola.

Com direção de Ana Rosa Tezza, artista curitibana que recebeu o título de Mulher do Ano 2018 pelo Prêmio Personalidades da Revista Topview, A pequena abelha e a árvore alta é o quarto espetáculo da Trupe Ave Lola e conta a história de três mulheres de povos distintos que, trazidas pelo destino, encontram-se e são desafiadas a enfrentar os medos e as ameaças de uma dura realidade na Manaus de 1911.

“Por meio deste projeto, a Ave Lola encontrou um caminho para que a toda população da cidade de Curitiba se sinta convidada a frequentar os espaços de arte do centro, que as pessoas sejam parte desta cidade como um todo e não pertencente só a um bairro, a uma regional, a uma localidade específica. É um desejo verdadeiro de formação de plateia, porque é fato que os bairros mais afastados têm menos oportunidade de entrar em contato com a arte e por isso pensamos nesta integração entre as pessoas de diferentes regiões”, ressalta a diretora Ana Rosa Tezza.

Oficinas de teatro nas regionais de Curitiba

O projeto também conta com quatro oficinas gratuitas de diferentes áreas do teatro que serão ministradas pelos artistas da Ave Lola nas seguintes regionais: Oficina de Improvisação (Regional Pinheirinho), Compreendendo a música no teatro (Regional Santa Felicidade), Produção Teatral e Gestão de Grupo de Teatro (Regional Portão) e Desvendando o Mundo do Teatro (Regional Boqueirão).

Na sede da Trupe Ave Lola Ave (Rua Marechal Deodoro, 1227), acontecem as palestras “A Curadoria Teatral”, com a curadora Fabiula Passini e “Uma viagem à Manaós – compartilhando a pesquisa cênica”, no qual o elenco da Trupe Ave Lola falará sobre a pesquisa cênica realizada durante a criação do espetáculo “A pequena abelha e a árvore alta”. Para mais informações sobre datas e inscrições, acesse a programação completa no site da Ave Lola.