Josianne Ritz

A Linha Natal implantada pela Prefeitura de Curitiba para percorrer os principais pontos com iluminação de Natal da Capital, é um dos mais procurados por visitantes e moradores da cidade. Em apenas seis dias funcionando, 1,9 mil pessoas já usaram a Linha Natal para percorrer os principais pontos de atração natalina de Curitiba. No ano passado, a linha recebeu 3,5 mil passageiros. Nesta noite de quarta-feira (11), a espera por embarque na Linha na Rua XV, no Teatro Guaíra, tinha fila longa.

“Nesse ano devemos superar com folga o número do ano passado, até porque nesse ano teremos mais dias de passeio, cerca de 20 dias”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs). A estimativa é que esse número passe de 6 mil até o fim do período.

O passeio de cerca de uma hora e meia faz parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 e custa R$ 20 – com direito a integração com o transporte convencional.

A Linha Natal funciona até 22 de dezembro, de terça a domingo, com embarques a cada seis minutos entre 19h e 21h. O ponto inicial fica na Rua XV de Novembro, no Teatro Guaíra, que conta com três coberturas, identificadas com a cor vermelha.

No percurso é possível apreciar nove pontos da capital, como Praça Santos Andrade, Passeio Público, Largo da Ordem, Palácio Avenida, Parque Tanguá e Bosque Alemão.

Parceria entre o Instituto Municipal de Turismo e a Urbanização de Curitiba (Urbs), a linha opera com 20 ônibus, tipo padron (fechados), que percorrem 20,5 quilômetros a cada viagem.

Na Linha de Natal, o passageiro pode desembarcar, quantas vezes quiser, em qualquer ponto de parada do seu interesse e embarcar novamente no próximo ônibus para continuar o passeio, sem custo adicional.

“É o segundo ano consecutivo que o ônibus de Natal vai funcionar, mas nessa edição há uma novidade que vem atraindo muita gente, que é a integração com as demais linhas do sistema de transporte da capital”, destaca Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Integração

O cartão de embarque, que é adquirido em dinheiro no próprio ônibus de Natal, também poderá ser usado, uma única vez, para pagar uma passagem em qualquer outro ônibus de linha da capital. A integração é válida por até duas horas depois do último uso do cartão no validador da Linha Turismo.

“Quem faz o passeio e depois quer ir para casa com ônibus convencional não vai precisar pagar uma nova passagem”, detalha o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Serviço: Linha Especial de Natal

Pontos inicial: Rua XV de Novembro – Teatro Guaíra. Depois a linha passa pelos seguintes atrativos: árvore de Natal da Rua XV de Novembro, Passeio Público, Prefeitura Municipal, Parque Tanguá, Bosque Alemão, Farol do Saber Machado de Assis (Mercês), Centro Histórico – Belvedere e Palácio Avenida.

Ingresso: R$ 20 em dinheiro, que dá direito a um cartão de embarque

Crianças até 5 anos não pagam

Demais categorias sem isenção