Após ser inaugurada oficialmente no dia 29 de julho (aniversário de Paranaguá) a Linha Turismo começa a circular neste final de semana, aproveitando o grande fluxo de turistas na cidade devido à realização do 14.º ParanaguáMotos, que deve reunir mais de 10 mil motociclistas de vários cantos do Brasil. Numa reunião realizada na noite de quinta-feira (dia 1.º), no gabinete do prefeito Dr. Édison Kersten, ficou definido o valor de R$ 8 para a viagem.

Ficou definido que a Linha Turismo, conforme estabelece a lei de autoria do vereador Arnaldo Maranhão, vai circular aos sábados, domingos e feriados. São quatro horários disponíveis: 9h, 10h30, 13h30 e 15h30. Em todos os 26 pontos turísticos ou institucionais de Paranaguá o ônibus fará parada para que os passageiros/turistas tenham oportunidade de fazer fotos e conhecer a história do local, mas não ficou definido o tempo de permanência.

A reunião para definir os detalhes da Linha Turismo teve, além do prefeito Kersten, presenças do secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Marcelo Roque, do vereador Arnaldo Maranhão, do secretário municipal de Indústria e Comércio, Antonio Saad Gebran Sobrinho, e do diretor operacional da Viação Rocio, Paulo Marchioro. Idosos, crianças e gestantes não pagarão passagem. Estudante pagará meia, desde que comprove que está devidamente matriculado numa escola.

Dr. Edison salientou a importância da Linha Turismo para o desenvolvimento turístico de Paranaguá e lembrou que várias ações estão sendo realizadas. Há uma união de esforços para que a cidade e nossa população sejam bastante beneficiadas por esta importante atividade, que é o turismo. E a Linha Turismo vai contribuir bastante para isso, destacou o prefeito de Paranaguá.

A intenção é que não só os turistas usem a Linha Turismo. Queremos que os parnanguaras também possam fazer esse circuito turístico a bordo do ônibus, declarou Marchioro. Quando tivemos a iniciativa de criar a lei foi com essa intenção também, porque temos muitos parnanguaras que não conhecem a nossa história. A Linha Turismo ajudará muito neste sentido, completou o vereador Maranhão.

A Linha Turismo começa no Marco Zero, passa pela Estação Ferroviária de Paranaguá e segue em mais 24 paradas, totalizando os 26 pontos estipulados pelos segmentos envolvidos na iniciativa. O ônibus tem comunicação nas portas e na parte externa do veículo em três idiomas: português, espanhol e inglês. Um vídeo com detalhes sobre os pontos turísticos será exibido nos aparelhos de televisão internos do ônibus, também com informações em três idiomas.

CONFIRA OS PONTOS DE PARADA

A Linha Turismo tem como saída o Marco Zero, ao lado da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur). Depois segue para a Estação Ferroviária, passando pela Praça Fernando Amaro, Casa da Cultura Monsenhor Celso, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja São Benedito, Biblioteca Municipal, Fontinha, Praça do Japão, Câmara Municipal, Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah, Rodoviária, Passarela da Ilha dos Valadares, Praça 29 de Julho, Rua da Praia, Ponto de Embarque para as Ilhas, Mercado do Café/ Mercado do Artesanato/Mercado Brasílio Abud, Casa Cecy/ Pelourinho, Museu de Arqueologia e Etnologia do Paraná, Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, Igreja de São Francisco das Chagas, Capitania dos Portos do Estado do Paraná, Porto Dom Pedro II, Praça da Fé/ Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Palácio São José e Praça dos Leões, Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha.