Divulgação – A banda Piás do Djanho é uma das participantes do festival.

Anote as atrações culturais para a semana 

Desde o último sábado, quando a bandeira vermelha foi decretada em Curitiba, atividades presenciais foram totalmente suspensas em espaços culturais e feiras de artesanato, mas alguns parques ainda estão abertos. Confira os detalhes aqui: https://curitibadegraca.com.br/confira-quais-espacos-culturais-e-de-lazer-que-fecham-durante-a-bandeira-vermelha/

Mesmo com as restrições, é possível escolher uma boa atividade on-line para se divertir. Leia as dicas para a semana do Curitiba de Graça para o Bem Paraná.

Boa leitura.


Live Aid Curitiba

Reprodução Facebook

Legenda: Edinho Man é um dos organizadores do evento.

No dia 5 de junho, mais de 30 artistas e grupos da cena curitibana participarão de um evento especial on-line para arrecadar fundos em favor da Afece (Associação Franciscana de Ensino ao Cidadão Especial), o Live Aid Curitiba. A transmissão gratuita será a partir das 21h no canal do YouTube Diário de Bordo, com amor, https://www.youtube.com/channel/UC6sZ_Xw0zSqj46yd8P4eGPg .

O nome do festival é uma simpática alusão ao famoso (África) Live aid, de Bob Gedolfo, realizado em 1985. “Assim como o show original criado pelo famoso roqueiro irlandês, a nossa motivação em fazer isso é ajudar aqueles que necessitam de ajuda nesse momento, e são muitos os que precisam. Depois de muito pensar e dialogar, decidimos que dedicaríamos esse primeiro evento à Afece”, conta o artista plástico Ricardo de Barros Alcântara, organizador do Live Aid Curitiba junto com o músico Edinho Man.

O festival contará com atrações musicais dos mais diversos estilos, além de recitais de poesia e outras performances artísticas apresentadas ao vivo ou por meio de vídeos
produzidos especialmente para a live.

“Nosso primeiro objetivo é promover doações financeiras para a Afece e isso será feito de forma transparente e objetiva. Em nenhum momento nós teremos contato com o dinheiro enviado pelo público, que fará suas doações no dia do evento quando divulgaremos os meios para que o recurso chegue direto à instituição”, esclarece Edinho Man.

Fundada em 1967, a Associação Franciscana de Ensino ao Cidadão Especial (Afece) dedica-se exclusivamente ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual e acentuado grau de comprometimento. O objetivo é oferecer às famílias em situação de vulnerabilidade financeira, melhores condições para viver e conviver com as limitações impostas pela deficiência.


Narrativas gráficas

Crédito: Divulgação BPP


Narrativas Gráficas Curitibanas mapeia boa parte da produção artística realizada na cidade entre 1807 e 2018.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), por meio do selo Biblioteca Paraná, acaba de publicar o livro “Narrativas Gráficas Curitibanas: 210 Anos de Charges, Cartuns e Quadrinhos”, do quadrinista, curador e pesquisador José Aguiar. Com 360 páginas e centenas de ilustrações, a obra resgata a memória gráfica local e seus reflexos na cultura nacional, por meio de documentos, biografias e depoimentos.

A edição impressa, com tiragem de mil exemplares, será distribuída para bibliotecas públicas de todos os municípios paranaenses, além de universidades, gibitecas e pontos de cultura do Paraná e de outros estados. Mas, uma versão digitalizada também está disponível para download gratuito https://www.bpp.pr.gov.br/Pagina/Selo-Biblioteca-Parana .

No dia 4 de junho, Aguiar e os pesquisadores Maria Clara Carneiro (Universidade Federal de Santa Maria) e Rodrigo Scama (Uninter) participam de uma live de lançamento para discutir o livro. O evento será às 19h pelo https://www.youtube.com/BibliotecaPR


Noel

Crédito: Divulgação


Legenda: Falecido aos 26 anos de idade, Noel Rosa ainda hoje é muito lembrado na música brasileira.

Foi lançado no domingo, 30, o documentário “Noel”, em homenagem ao compositor Noel Rosa: https://www.youtube.com/channel/UCTxedeBeVf7I6gJYddkKlnA. O documentário é baseado no show estreado em 2006 em Curitiba e que já percorreu 25 cidades de todo o país, totalizando mais de 70 apresentações. O documentário traz entrevistas atuais e exclusivas, gravadas pelo Zoom, imagens de arquivos em fotografias e vídeos que ilustram e ajudam a remontar a trajetória do trabalho. O material traz também um registro inédito da composição Filosofia, de Noel Rosa e André Filho, gravada especialmente para o documentário.


Curitiba Afro

Crédito: Pedro Ribas

Legenda: Publicação tem versão virtual disponível gratuitamente e terá edições imprensas em bibliotecas e centros culturais.

No último dia 25, Dia da África, a Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial da prefeitura de Curitiba lançou a publicação “Narrativas Afro-Curitibanas – Histórias de Luta, de Dor e do Orgulho Negro em Curitiba”, que está disponível gratuitamente https://mid.curitiba.pr.gov.br/2021/00315414.pdf.

A publicação foi produzida pela Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (Cefar). A Assessoria da Promoção da Igualdade Étnico-Racial deu continuidade ao projeto, solicitando aos autores (as) autorização para a publicação de suas narrativas.


Podcast da OSP

Crédito: Maringas Maciel

Legenda: A OSP comemora os 36 anos de seu primeiro concerto.

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) acaba de lançar seu podcast, que é apresentado por Analaura de Souza Pinto, pianista da OSP, e Sebastião Interlandi Jr., flautista da orquestra. A proposta do podcast é tratar temas variados relacionados à música. De relatos atuais à história musical, do cotidiano de profissionais da música até aspectos da primeira orquestra sinfônica do estado.

Neste primeiro episódio, o público poderá conhecer os bastidores do momento histórico que culminou na criação da Orquestra Sinfônica do Paraná. A convidada especial é Eleni Betes, fundadora-mãe da OSP e violinista aposentada que foi a principal responsável pela movimentação que deu origem à orquestra. A direção musical do episódio ficou nas mãos do timpanista da Orquestra, Leonardo Gorosito.

Confira o primeiro episório aqui: https://www.youtube.com/c/OrquestraSinf%C3%B4nicadoParan%C3%A1/search?query=podcast


Feira Estopim

Crédito: Divulgação

Legenda: Feira Estopim terá uma única atividade presencial, a exposição “O Inesperado”, mas visitas deverão ser agendadas devido à restrição de público.

Ocorre até o dia 6 de junho, a quinta edição da Feira Estopim. O evento on-line traz venda de trabalhos impressos e publicações de 37 artistas, coletivos e editoras independentes como foco cultural. Leia mais e saiba como acessar a feira virtual, aqui: https://curitibadegraca.com.br/artes-impressas-oficinas-e-conversas-estao-na-programacao-da-feira-estopim-on-line/

Para mais conteúdos culturais, acesse: www.curitibadegraca.com.br