Publicidade
Literatura

Livro e exposição gesto contínuo, de Elenize Dezgeniski

Hoje o Centro Cultural Sistema FIEP recebe o lançamento do livro Gesto Contínuo da fotógrafa e artista visual Elenize Dezgeniski. A partir da mesma data, a artista abre a exposição homônima que se cria a partir das imagens do livro, além de vídeos, áudios e publicações. A mostra permanece em cartaz até 7 de abril de 2020. A entrada para as duas ações é gratuita.

O livro Gesto Contínuo, 256 páginas, edição da autora, foi elaborado a partir de um arquivo com mais de 800 peças teatrais fotografadas por Elenize Dezgeniski nos últimos 15 anos. Em uma narrativa não cronológica, a edição busca tornar visível os efeitos dos encontros entre as imagens, as companhias de teatro e os artistas, revelando relações possíveis entre tempo, memória e narrativa.

Além das imagens de cena, o livro contempla imagens da Cena Expandida, assim a autora chama os ensaios fotográficos construídos para divulgação e design gráfico dos espetáculos. Imagens que, normalmente, são construídas antes da estreia de um trabalho, mas completamente implicadas em sua dramaturgia.

A publicação conta com textos dos dramaturgos Olga Nenevê, Sueli Araujo e Márcio Mattana, do ator, pesquisador de teatro e jornalista Fernando de Proença e das artistas visuais Milla Jung e Luana Navarro. O Texto de apresentação é do crítico e jornalista Valmir Santos.

O livro foi elaborado num processo contínuo de quase dois anos de trabalho, e contou com a assistência de edição da artista Lidia Ueta e da cineasta Débora Zanatta e projeto gráfico de Adriana Alegria. Gesto Contínuo é um livro-peça (montagem), atento aos sentidos dos encontros e dedicado ao tempo presente. O livro será vendido no lançamento e, depois, estará disponível para compra nas livrarias.

Para a Exposição Gesto Contínuo, a autora traz um recorte das fotografias que compõem o livro além de vídeos, áudios e publicações. A exposição tem a organização de Elenize Dezgeniski, Diego Marchioro e Luana Navarro. Projeto expositivo e montagem de Vivaldo Vieira Neto.

Este projeto foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e incentivo à Cultura -Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo de EBANX, Livrarias Curitiba e CEDIP e apoio de VIMO Vídeo Foto, Casa Quatro Ventos, SESI PR.


SOBRE A AUTORA

Elenize Dezgeniski é artista visual, fotógrafa e atriz. Os principais temas em seus trabalhos são a memória, a palavra, a afetividade e o corpo. Sua obra é apresentada em fotografias, vídeos, instalações, performances, práticas curatoriais, publicações e inserções em discursos/circuitos híbridos. É colaboradora em processos criativos de teatro e dança e provocadora cultural nas diversas linguagens da arte. Desde 2004 fotografa as cenas de teatro, música e dança de diversas companhias do País. Atuou como atriz no Grupo Obragem de Teatro e foi aluna do Núcleo de Estudos da Fotografia (NEF, Curitiba). Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) com especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).


FICHA TÉCNICA – Livro

Criação e fotografias Elenize Dezgeniski
Edição Elenize Dezgeniski
Assistência de edição Lidia Ueta e Débora Zanatta
Pesquisa e organização de arquivos Elenize Dezgeniski e Lidia Ueta
Colaboração de edição Milla Jung, Luana Navarro e Fernando de Proença
Tratamento de imagem Elenize Dezgeniski e Lidia Ueta
Texto de apresentação Valmir Santos

Textos
Olga Nenevê
Márcio Mattana
Sueli Araujo
Luana Navarro
Milla Jung
Fernando de Proença

Revisão de textos Maikon Kempinski
Projeto gráfico Adriana Alegria
Direção de produção Diego Marchioro
Produção Débora Zanatta
Assistência de produção Lidia Ueta
Assessoria de imprensa Fernando de Proença
Redes sociais Indianara Zanatta
Coordenação de projeto Rumo Empreendimentos Culturais
Captação de incentivo Meire Abe
Realização Elenize Dezgeniski e Rumo Empreendimentos Culturais

SERVIÇO

Lançamento do livro Gesto Contínuo de Elenize Dezgeniski

Centro Expositivo do Centro Cultural Sistema FIEP
(Rua Paula Gomes, 270 | Edifício Dr. Celso Charuri | São Francisco | Curitiba - PR, 80510-070 - Info: (41) 3271-9560 / (41) 99876 - 3596 )

Dia 11 de dezembro de 2019, às 19h com a presença da autora
Entrada Franca

Exposição Gesto Contínuo - Elenize Dezgeniski

Centro Expositivo do Centro Cultural Sistema FIEP
(Rua Paula Gomes, 270 | Edifício Dr. Celso Charuri | São Francisco | Curitiba - PR, 80510-070 - Info: (41) 3271-9560 / (41) 99876 - 3596 )
Abertura: 11 de dezembro, às 19h
A exposição permanece até 7 de abril de 2020
Entrada Franca

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES