A obra Fazer Sofrer – Imagens do Homem e da Sociedade no Direito Penal, da Editora Revan, é o resultado da experiência no laboratório social que o genocídio produz. A hipótese é a seguinte: não é improvável que o tratamento punitivo organizado seja herança da solução sacrificial do mundo selvagem e que foi convertido pelo homem civilizado em modo de vida. Desde aproximadamente cinco mil anos vive-se sob a ameaça e o padecimento punitivo na crença de que alguém tem que sofrer ou morrer para que a sociedade viva.

Os leitores não devem esperar por novos conhecimentos. A única pretensão de originalidade encontra-se nas barreiras que se levantam entre a ‘ciência penal’ e outros saberes especializados. A informação utilizada é conhecida. Ao tratar-se de uma investigação sobre o direito penal, sobre seu fundamento e sentido, o que logo salta à vista é a opacidade com a qual esta matéria se fecha à complexidade da vida social, explica o autor, Alejandro Alagia.

Segundo o autor, a doutrina penal está reduzida a interpretar ordens e condições de validez do uso público de violência sacrificial, não pode se esperar dela uma relação amistosa com as ciências humanas e menos ainda com o humanismo. Ao contrário, a doutrina da autoridade punitiva, entre todas, provavelmente seja a que mais nega os dados de realidade e, nos poucos casos em que uma imagem do homem ou da sociedade se torna inevitável, o direito penal não tem preocupação em escolher aquela que se mostre mais de acordo com a ideia dogmática de que sem castigo não há sociedade humana possível, embora conhecimentos mais aprofundados a contradigam.

Nesse último sentido, o peso da argumentação recai em descrições da solução punitiva formuladas pela sociologia do genocídio, pela antropologia política e pela psicanálise. Com isso, tenta-se pôr sob observação lugares comuns da cultura punitiva liberal, na crença de que quanto mais amplo for o conhecimento da problemática do delito e da pena mais oportunidades se abrem para reduzir o sofrimento humano.

Ficha Técnica

Editora: Revan

Autor: Alejandro Alagia

Preço: R$ 62,00

ISBN: 9788571066113

Idioma: Português

Edição: 1ª edição 2018

Encadernação: Brochura

Número de Páginas: 364

Formato: 21 X 14