Divulgação

A obra “O Extermínio da Juventude Negra” chama a atenção para os dados estatísticos que mostram um colossal número de pessoas da mesma extração social, faixa etária e etnia sendo cotidianamente aniquiladas. A juventude negra ou quase negra de tão pobre tem feito parte de mais da metade do número de mortos. Lançado pela Editora Revan, o livro é fruto da dissertação de mestrado do professor de Direito Penal Processual Rômulo Fonseca Morais. A tese, sob orientação de Jean François Yves Deluchey, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Direito, curso de Mestrado, da Universidade Federal do Pará.

Segundo o professor, a parte mais visível dessa prática de extermínio pode ser constatada na atuação do sistema penal, principalmente, na intensa criminalização da juventude no atual estágio do neoliberalismo. “Partindo do pressuposto de que não há extermínio sem a construção de discursos que o legitime (“discursos de verdade que podem matar”, segundo Foucault), a pesquisa tem como problema principal saber como a prática de extermínio da juventude negra se processa e é legitimado através dos discursos em torno da vida dos jovens no Brasil. Usando como chave de leitura os aportes da criminologia crítica e do biopoder, pretendemos analisar como se (re)produzem esses discursos no corpo social e em uma instituição (justiça da infância e juventude), bem assim como operam na legitimação da morte, convertendo-se em discursos que matam”.

Rômulo Fonseca Morais trabalha na perspectiva de uma criminologia brasileira, vivida e pensada a partir da realidade do “lugar”, do conceito de Milton Santos. Para debruçar-se sobre o extermínio da juventude popular em seu Estado, o autor atira-se em uma ampla bibliografia, que não só lê, como retifica e critica. O jovem autor é um leitor voraz, que articula de forma extremamente competente os autores marxistas como Foucault e Deleuze, traduzindo antropofagicamente argumentos deslegitimantes da pena para nossos “moinhos de gastar gente”, trecho do prefácio assinado por Vera Malaguti, mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

Sobre o autor
Professor de Direito Processual Penal na Escola Superior Madre Celeste (ESMAC); Mestre em Direito pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (Linha de Pesquisa: Intervenção Penal, Segurança Pública e Direitos Humanos); Coordenador e Membro-Fundador do Grupo Cabano de Criminologia (GCCRIM); Pesquisador do Centro de Estudos sobre Instituições e Dispositivos Punitivos (CESIP) vinculado ao CNPq/PPGD/UFPA e colaborador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA-PA).

Livro – O Extermínio da Juventude Negra
Autor: Rômulo Fonseca Morais
ISBN: 9788571066250
Idioma: Português
Edição: 1ª
Número de Páginas: 272
Formato: 14 X 21 X 1
Valor: R$ 58.
Editora Revan: www.revan.com.br