Divulgação

O livro “Entre As Grades Invisíveis – Da (des) proteção social ao egresso prisional”, da gaúcha Viviane Rodrigues, apresenta aos leitores a oportunidade de compreender como o que deveria proteger produziu um sistema que não só reitera os preconceitos com a população carcerária, como aniquila seus direitos de gozarem de proteção do Estado. Também apresenta como as instituições privadas organizam a proteção social com delegação do Estado. Nesse espaço, questões como filantropia, caridade e benemerências destacam-se.

Viviane Rodrigues – assistente social, pesquisadora, militante dos direitos humanos e sociais – materializa na obra seu compromisso com o projeto de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a pena de privação de liberdade seja cumprida sob a ótica dos direitos humanos, e a volta para a sociedade seja protegida socialmente, para que esses sujeitos tenham espaços de reorientar suas vidas.

“A busca incessante por conhecer, problematizar e demonstrar a falácia do sistema que envolve a (des) proteção social aos sujeitos que transitam pelo sistema penitenciário do Rio Grande do Sul foi objeto da dissertação de mestrado de Viviane”, conta Dra. Berenice Rojas Couto, Professora Titular do programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUCRS, que escreveu o prefácio.

Rompimento com as amarras

Desvendar essa realidade, apontando os elementos centrais para que a autora identifique “grades invisíveis”, é o caminho percorrido pela obra, que certa¬mente oferecerá a todos que trabalham e preocupam-se com essa realidade; um farol que, ao iluminar o que foi possível encontrar cria estratégias para romper com as amarras que obrigam os sujeitos, que uma vez entram para o sistema de justiça, a permanecer aprisionados por limitações cruéis que incidem sob sua possibilidade de viver fora dos presídios.

Pensar a proteção social destinada ao egresso do sistema prisional significa repensar aspectos da questão penal brasileira, bem como acerca da estrutura de proteção social em tempos de capitalismo. Deslocar o eixo de discussão da dimensão de culpabilização individual ao âmbito de teorizações sobre a conjuntura e estrutura social poderá ofertar dados totalizantes, engendrados nas contradições da proteção social, em meio à sociedade capitalista e ao Estado neoliberal.
Ficha Técnica
Autora: Viviane Isabela Rodrigues
Preço: R$ 42,00
ISBN: 9788571066359
Idioma: Português
Edição: 1ª
Encadernação: brochura
Número de Páginas: 240
Formato: 1 X 21 X 14