Divulgação/ Prefeitura de Campina Grande do Sul

Vinte e seis quilômetros distante da capital paranaense, o município de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), se prepara para a reabertura. Depois de registrar um crescimento rápido no número de contágios pelo coronavírus no começo de maio, além de três mortes, a cidade havia decretado no dia 13 um lockdown parcial, fechando três bairros: Capivari, Ribeirão Grande e Jaguatirica. A medida, com duração prevista de duas semanas, se encerra na próxima quinta-feira (28) e não será renovada.

O fim do lockdown foi confirmado ao Bem Paraná pelo secretário municipal de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Rosa Cordeiro. Segundo ele, uma reunião foi feita ontem (25) e, diante da contenção no número de casos, optou-se pelo encerramento do lockdown. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Campina Grande do Sul já confirmou 29 casos de Covid-19. No dia em que o fechamento foi decretado, há cerca de duas semanas, eram 12 casos confirmados. O número de óbitos, entretanto, permanece o mesmo: três.

Segundo Cordeiro, o que aconteceu é que as localidades que foram fechadas são três bairros mais distantes, mais isolados do municípios. Tratam-se de áreas que já foram rurais e hoje até estão urbanizadas, mas ainda são uma espécie de ‘aglomerados familiares’. “Tem bairro que é quase uma família só que cresceu e se expandiu nos últimos 50 anos, então tem aquela visitação, a coisa de tomar chimarrão, pedir bença pro avô antes de dormir. Só que essa visitação só ajuda a disseminar o vírus. Então decretamos o lockdown para controlar o fluxo de pessoas e fechamos as entradas e saídas do bairro”, explica o secretário.

“Queríamos fechar para não disseminar o vírus. Houve o isolamento e eliminamos o vírus [dos bairros isolados], não tem mais”, complementa ele, contando ainda que uma idosa, irmã de duas mulheres de uma mesma família que faleceram em decorrência da Covid-19, recebeu alta no último domingo do hospital onde estava internada e voltou para casa. “A comunidade fez carreata, respeitando o lockdowns, para receber ela. Marido também foi infectado, mas ficou em casa, não chegou a ser hospitalizado, e encerrou [o isolamento social] no domingo. Estamos avançando”.