LÚCIA MONTEIRO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – É interessante o meio-termo em que se instala “Antes que Eu Me Esqueça”, entre a comédia voltada para o grande público e o drama de marcas mais autorais. Primeiro longa de ficção de Tiago Arakilian, o filme de narrativa transparente conta com nomes de peso no elenco.

Polidoro (José de Abreu) é um juiz aposentado de 80 anos, viúvo de uma inesquecível professora de piano. A filha, Bia (Letícia Isnar), acredita que chegou a hora de interditá-lo, pois já não tem condições de viver sozinho, e abre um processo para obter sua tutela. Paulo (Danton Mello), seu irmão, tem uma opinião diferente -mas como não vê o pai há décadas, não é capaz de julgar. A situação provoca um rearranjo das relações familiares. Ao mesmo tempo, pai e filho, cada um de seu lado, vivem o que se pode chamar de novas aventuras.

Trata-se, sem dúvida, de uma constelação de elementos surpreendentes e inspiradores, capaz de manter a atenção do espectador ao longo da trama, que só não convence mais por causa das facilidades narrativas adotadas.

Abusa-se de imagens aéreas de Copacabana -já vistas, pouco acrescentam ao filme, mas isso que poderia ser considerado um mal menor. Mais grave é a construção dos personagens, que muito deixa a desejar. Com pouca profundidade e trejeitos caricatos, a maior parte deles recebe tratamento excessivamente estereotipado.

É o caso, principalmente, dos papéis femininos. A promotora retraída Maria Pia, vestida com camisas sóbrias, abotoadas até o pescoço, por exemplo, é um desperdício ao talento de Mariana Lima.

Mas, se o tom predominantemente sexista, assim como o uso de clichês ligados ao envelhecimento, à família burguesa e aos subalternos decepciona, isso não chega a prejudicar o outro polo do filme: uma comovente e bem contada narrativa da relação entre pai e filho, embalada pela sensibilidade musical que os une.

ANTES QUE EU ME ESQUEÇA

PRODUÇÃO Brasil, 2017

DIREÇÃO Tiago Arakilian

ELENCO Danton Mello, Josá de Abreu, Mariana Lima.

ESTREIA estreia nesta quinta (24). 14 anos.

AVALIAÇÃO Regular