Reprodução de vídeo

Um lote com 5,5 milhões de doses da vacina Coronavac desembarcou nesta quinta-feira (24) em Campinas (SP). A vacina é desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. A carga tem 2,1 milhões de doses já prontas para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses que serão envasadas na fábrica do Butantan.

Trata-se do quarto lote da farmacêutica chinesa Sinovac. Segundo o governo de São Paulo, é a maior remessa do imunizante desembarcada no Brasil. O primeiro lote, com 120 mil doses, chegou ao Brasil no dia 19 de novembro. O segundo, com 600 litros a granel do insumo, desembarcou em 3 de dezembro. E a terceira remessa, com 2 milhões de doses, chegou no último dia 18.

Prefeito de Curitiba confirmou compra doses da Coronavac para Curitiba, diz Doria

Outros dois carregamentos devem desembarcar no país na próxima semana, nos dias 28 e 30 de dezembro, totalizando 10,8 milhões de doses para iniciar o Plano Estadual de Imunização, previsto para começar no dia 25 de janeiro.

Na quarta-feira (23), o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e diretor do Butantan, Dimas Covas, anunciaram à imprensa que a Coronavac atingiu índice de eficácia superior ao mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 50%, e, assim, poderá ter seu registro aprovado para imunizar a população. O índice exato de eficácia, no entanto, não foi divulgado.