Representante brasileira na chave de duplas do Torneio de Doha, uma competição de nível Premier da WTA em quadras rápidas no Catar, Luisa Stefani já deu adeus neste domingo. Vindas de uma boa campanha em Dubai, onde chegaram até as quartas de final, ela e a norte-americana Hayley Carter caíram logo na estreia com a derrota para a parceria formada japonesa Makoto Ninomiya e a chinesa Zhaoxuan Yang por 2 sets a 1 – com parciais de 6/2, 3/6 e 10 a 7 no match tie-break.

Atual número 47 do ranking individual de duplas, Luisa Stefani deve subir para a 45.ª colocação na atualização desta segunda-feira por conta do bom resultado obtido em Dubai. Se isso se confirmar, a paulistana de 22 anos irá igualar a sua melhor posição na carreira. Nesta temporada, a brasileira e Hatley Carter conquistaram o título em Newport Beach, nos Estados Unidos, e chegaram às oitavas de final do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano.

Algozes de Luisa Stefani e Hayley Carter na primeira rodada, Makoto Ninomiya e Zhaoxuan Yang enfrentarão nas oitavas de final as checas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, cabeças de chave número 4 e campeãs de Roland Garros e Wimbledon em 2018.

Na chave de simples, destaque para a difícil estreia da espanhola Garbine Muguruza, cabeça de chave número 11 e atual vice-campeã do Aberto da Austrália. A vitória sobre a russa Daria Kasatkina veio apenas em três sets – com as parciais de 7/5, 5/7 e 6/3. Sua próxima rival será a australiana Ajla Tomljanovic, que venceu a compatriota Priscilla Hon por 6/2 e 6/4.

Ashleigh Barty, outra representante da Austrália e atual número 1 do mundo, é “bye” na primeira rodada e conheceu neste domingo a sua rival de estreia já na segunda rodada. Será a alemã Laura Siegemund, que derrotou a casaque Yaroslava Shvedova por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.

Outras vencedoras na rodada de estreia em Doha foram as belgas Elise Mertens (cabeças de chave número 16) e Alison van Uytvanck, as russas Svetlana Kuznetsova e Veronika Kudermetova, a checa Karolina Muchova e a norte-americana Bernarda Pera.