Divulgação/Assessoria de imprensa

A energia solar fotovoltaica no Brasil já é um mercado sólido que ano após ano vem crescendo. As tecnologias estão cada vez mais eficientes e baratas, refletindo no ciclo de investimento e trazendo novidades para o setor, como é o caso das luminárias solares. Alguns modelos já existem no País, mas pensando em trazer mais eficiência e controle inteligente do produto, a L8, empresa pioneira em distribuir a telha solar para o Brasil, agora é a responsável por trazer ao mercado a luminária solar inteligente. Ela é ideal para áreas remotas, em que a energia elétrica não consegue chegar, além de instalações como obras e quadras poliesportivas.

“A L8 já tem o histórico de trazer novidades neste segmento ao Brasil. Depois das telhas, mochilas, ombrelones solares, agora apresentamos um novo produto que só têm a agregar no quesito sustentabilidade. Imaginem o impacto que uma luminária solar pode ter em áreas remotas, em que a energia elétrica não consegue chegar? “, conta o diretor executivo da L8 Energy, Guilherme Nagamine.

As luminárias da L8 trazem a expertise da fabricante Sunna Design, empresa francesa referência mundial no quesito iluminação solar. Dentre seus principais diferenciais estão baterias de hidreto metálico de níquel que, além de serem recicláveis, também podem operar em temperaturas extremas entre -40 a 70 graus Celsius. A vida útil estimada é de 25 anos e o equipamento ainda traz lâmpadas eficientes com tecnologia LED e controlador inteligente Sunna Core, que carrega a bateria de forma eficiente.

“A tecnologia LED da luminária pode aumentar em 2 vezes a potência da lâmpada graças ao sistema de modulação inteligente do equipamento. Outro grande diferencial é o controlador inteligente que otimiza a autonomia das baterias. Esse controlador funciona coletando dados meteorológicos e do status da bateria. Conforme esses dados são processados, o controlador diminui ou aumenta o consumo das lâmpadas. Essa tecnologia é patenteada e só nosso produto possui. A tecnologia é chamada de função anti-blackout e garante que nos 365 dias do ano não haja falta de energia em hipótese alguma”, explica o engenheiro da L8, Weliton Maia.

“Algumas luminárias de mercado funcionam com relés fotoelétricos comuns. A noite o relé aciona e a luminária começa a funcionar, durante o dia a luminária é desligada e o módulo gera energia. Entretanto, essa é uma maneira muito ineficiente para esse tipo de equipamento. Nessa configuração se faz necessário que os controladores tenham algum tipo de inteligência e possam controlar a intensidade luminosa baseada em características como: a quantidade de energia armazenada no momento, quantidade de energia a ser gerada, hora atual, o local instalado, entre outros”, explica Maia.

Outras características que conferem à luminária o título de “inteligente” são controle de temperatura eficiente, monitoramento de presença, integração das luminárias com totens, resistência a ventos fortes e a extrema facilidade de instalação. “Dependendo da aplicação do cliente ele pode programar o funcionamento da luminária através dos perfis disponíveis. Por exemplo: é possível deixar a luminária funcionando no anoitecer e ao amanhecer na potência máxima (100%) e durante a madrugada somente o mínimo necessário (20% por exemplo). Outro exemplo seria o funcionamento sempre em potência mínima e quando o sensor de presença ativa, a luminária vai para 100%. Hoje são mais de 30 perfis disponíveis para diversos tipos de aplicações”, complementa Maia.

Como adquirir

As luminárias são vendidas em duas linhas diferentes: A linha UP, que possui o módulo fotovoltaico separado da luminária, possibilitando a angulação do painel para uma maior captação de energia; e a linha iSSL, onde o módulo fotovoltaico é acoplado a luminária, fazendo com que o painel esteja “camuflado” no equipamento. Essa última opção é a melhor para quem não quer ter um impacto visual.

O produto ainda possui três opções de lentes e três opções de temperatura de cor (3000K, 4000K e 5700K), que o cliente pode escolher no momento da compra.

Elas estarão disponíveis para compra pelo canal de atendimento da L8 Energy por meio do email [email protected].

Veja as principais características da luminária solar inteligente:

1. Bateria de NiMH: as baterias dos produtos são de Hidreto Metálico de Níquel (NiMH). São baterias muito superiores às de chumbo ácido, chegando a 5.500 ciclos de carga e descarga e durabilidade maior que 10 anos. Diferente dos outros modelos, conseguem operar em temperaturas extremas entre -40 a 70 graus Celsius e, além disso, podem ser recicladas;

2. Módulos monocristalino: todos os módulos fotovoltaicos são de silício monocristalino, variando entre 50 W e 160 W na linha comum e alcançando 320 W na linha de alta potência. Assim como os módulos vendidos no mercado, possuem vida útil estimada de 25 anos;

3. Lâmpadas eficientes: as luminárias possuem a tecnologia LED de alta eficiência variando entre o menor modelo com 10 W e 1.750 lumens até o modelo mais potente com 40 W e 6.560 lumens. Esses valores podem ainda aumentar em 2 vezes graças ao sistema de modulação inteligente do equipamento. Além disso, todas as luminárias contam com 3 modelos de lentes para iluminação de estradas mais estreitas até grandes áreas;

4. Sunna Core: para realizar o gerenciamento das cargas, as luminárias Sunna contam com o controlador inteligente Sunna Core. Esse equipamento tem a função de carregar a bateria de forma mais eficiente e controlar a descarga da mesma forma. Dentro de um algoritmo são processados os dados do nível de bateria e o histórico meteorológico. Assim, o próprio equipamento consegue identificar qual a melhor potência do LED conforme a situação otimizando o uso da iluminação. Esse sistema também garante que não ocorra um blackout e a luminária pare de funcionar.

Outras vantagens de utilizar luminárias solares:

● Não é necessário a realização de obras de trincheiras para levar a infraestrutura elétrica visto que funcionam de maneira isolada;

● Não é necessário nenhum tipo de cabo ou interligação com a concessionária de energia, ou seja, não há custo com energia elétrica;

● As luminárias levam cerca de 5 minutos para serem instaladas, uma economia de tempo considerável quando comparado às convencionais;

● Não utiliza baterias de chumbo e é 100% renovável;

● Gerenciamento de energia nos 365 dias do ano prevenindo a possibilidade de blackouts;

● Desenvolvido para durar: todos os equipamentos possuem uma garantia de 5 anos com a fabricante. O equipamento também conta com comunicação bluetooth de fábrica, onde é possível gerenciar suas luminárias de forma local e receber informações de status da bateria e curva de carga, como também alterar o tipo de perfil de funcionamento. Esse perfil de funcionamento pode ser escolhido no ato da compra, sendo personalizado de acordo com o tipo de iluminação que o cliente deseja. Hoje já são mais de 30 tipos de perfis construídos para diversas aplicações.