BRASÍLIA, DF, E BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – O presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou que se reunirá com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), em janeiro, em Brasília.

“Há pouco falamos com Jair Bolsonaro por telefone. Combinamos de nos encontrarmos no dia 16 de janeiro, em Brasília, para começarmos a trabalhar juntos nesta nova etapa”, escreveu Macri nas redes sociais.

Procurada, a assessoria de Bolsonaro confirmou a conversa e disse que os dois se falaram por volta de 15h desta sexta-feira (14). 

A assessoria de Bolsonaro informou ainda que Macri virá à posse do presidente eleito, em 1º de janeiro. A Casa Rosada, porém, não confirma a informação.

Nas últimas semanas, circularam rumores de que Macri não iria à posse do brasileiro porque estaria de férias na Patagônia no período. Agora, a Casa Rosada confirma que o primeiro encontro entre ambos se dará na capital brasileira, no dia 16.

A possibilidade de Bolsonaro e Macri se encontrarem na cúpula do G20, que ocorreu em Buenos Aires no fim de novembro, foi frustrada porque, apesar do convite do presidente Michel Temer, o presidente eleito não pôde viajar por razões médicas. 

Para a cerimônia de janeiro em Brasília confirmaram presença até o momento o presidente chileno, Sebastián Piñera, e o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.

O argentino é o primeiro chefe de Estado a confirmar visita ao Brasil após a posse de Bolsonaro, que tem defendido uma aproximação com os governos de direita de países latino-americanos como Chile, Colômbia, Argentina e Paraguai.

Como mostrou a Folha, Bolsonaro pretende anunciar uma revisão do acordo do Mercosul antes de avançar nas negociações com a União Europeia.

O eleito estuda falar sobre a mudança durante o Fórum Econômico de Davos, no final de janeiro, como cartão de visita para melhorar sua imagem junto aos países desenvolvidos.