A rede municipal de ensino de Curitiba já recebeu, desde o início da pandemia, no mês de março, 4.890 transferências. A maior parte — 4,1 mil — refere-se a estudantes que vêm da rede privada para a pública.

As demais são mudanças de cidades ou de estado, ou troca de unidade. Mesmo assim, a rede tem vagas de sobra que ainda podem ser preenchidas.dáveis é outro fator a ser considerado.

O atendimento da Prefeitura é universal a partir dos 4 anos, ou seja, todos que demandam vaga em escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) são atendidos.

As famílias que quiserem migrar para escolas municipais devem procurar os Núcleos Regionais da Educação, nas Ruas da Cidadania.

A rede atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase I.

Os interessados em migrar para unidades públicas devem – com o uso de máscara – procurar o Núcleo Regional Municipal da Educação de seu bairro.

Na rede estadual acontece o mesmo. Até setembro, 13.179 estudantes haivam migrado para a escola pública. A principal razão é a dificuldade das famílias para pagar pelo ensino dos filhos.