JOÃO PEDRO PITOMBO

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – A falta de ração que resultou da paralisação dos caminhoneiros resultou na morte de pelo menos 50 mil frangos em granjas no interior da Bahia.

As perdas dos animais aconteceram em cidades do recôncavo baiano como Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida e Governador Mangabeira.

A ABA (Associação Baiana de Avicultura) afirma que ainda não tem um balanço consolidado e que o número de animais mortos tende a ser maior. Ao todo, a Bahia tem 485 granjas e 17 milhões de aves.

“O cenário é crítico. Temos milhares de frangos há três ou quatro dias sem ração”, afirma Patrícia Nascimento, presidente da ABA. Milhares de animais mortos estão sendo retirados com tratores e caminhões de dentro das granjas.

Segundo Patrícia Nasicmento, há um temor que situação acabe se tornando um problema de saúde pública, já que os produtores não têm como descartar tamanha quantidade de animais num curto espaço de tempo.

A entidade já emitiu um alerta para a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) avisando sobre a morte dos animais.