Começou neste domingo (1º) o XVII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná com a aplicação da prova oral de Língua Portuguesa. Hoje (02), segundo dia de provas, acontecem as provas objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química e Redação.

A Universidade Estadual de Maringá responde pelo concurso, que a cada edição tem uma universidade pública do estado à frente do processo seletivo, sempre com apoio da Comissão Universidade para os Índios (Cuia).

O XVII Vestibular dos Povos Indígenas registrou 725 inscrições homologadas. As provas serão aplicadas no Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira, Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, à Avenida Faxinal do Céu, s/n, município de Pinhão, Paraná.

No total, há a oferta de 52 vagas, das quais 42 são destinadas pelas universidades estaduais paranaenses aos integrantes das comunidades indígenas localizadas no Estado. As dez vagas restantes são ofertadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) para indígenas de todo o território brasileiro. Todas as vagas são suplementares, ou seja, não são retiradas daquelas regulares oferecidas nos cursos de graduação das universidades envolvidas.

A lista dos aprovados será publicada no dia 30 de novembro, até às 17 horas, pela internet www.vestibular.uem.br/indigena/ e nas sedes das universidades envolvidas. Para outras informações acesse o site do concurso.