A insatisfação com a qualidade e/ou preço com os serviços prestados pelas companhias de telefonia móvel e fixa fez com que 3, 18 milhões de paranaenses mudassem de operadora. O número foi contabilizado desde fevereiro de 2009,. quando a portabilidade numérica foi implantada no Paraná,  até 31 de dezembro de 2017, pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunições (ABR Telecom), responsável pela administração do serviço.  Das migrações, 1,31 milhão (41%)  foram para usuários de telefones fixos e 1,86 milhão (59%) de telefones móveis.

No Paraná, no ano passado, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, foram efetivadas 377,35 mil migrações, sendo 126,20 mil (33%) na telefonia fixa e 251,15 mil (67%) na móvel. A portabilidade numérica é o serviço que permite ao usuário trocar de operadora de telefonia fixa ou móvel, em áreas de igual DDD e manter o número do telefone. Sua implantação seguiu um calendário gradativo, iniciado no dia 1º de setembro de 2008 e concluído em 2 de março de 2009, tornando-se acessível para todos os usuários de telefonia no Brasil com 9 dias de antecedência em relação ao prazo estabelecido pela Anatel. 

No Brasil, os usuários de telefones fixos e móveis realizaram 40,83 milhões de trocas de operadoras. A contar de setembro de 2008 — quando a portabilidade numérica começou a ser possível no País e foi gradativamente sendo ampliada pelos estados —, até o dia 31 de dezembro de 2017, foram realizadas 14,15 milhões (35%) de transferências entre operadoras de telefonia fixa, com manutenção do número do telefone por seus usuários. Os portadores de telefones móveis fizeram 26,67 milhões (65%) de transferências no mesmo período. 

Entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado, foram efetivadas um total de 5,82 milhões de migrações entre operadoras fixas e entre operadoras móveis, de acordo com a Entidade Administradora da Portabilidade Numérica. A ABR Telecom registra que daquelas, 1,42 milhão (25%) de trocas foram solicitadas por usuários de telefones fixos e 4,39 milhões (75%) de telefones móveis. 

Durante o quarto trimestre do último ano – entre os meses de outubro e dezembro de 2017 -, em todo o território nacional, 1,63 milhão de portabilidades numéricas foram concluídas. As solicitações para transferências de operadoras de telefones fixos respondem por 396 mil (24%) e as trocas no serviço móvel por 1, 24 milhão (76%).

 

 

 

Para efetivar a portabilidade numérica

O usuário de serviço telefônico que deseja realizar a portabilidade numérica deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O regulamento da portabilidade numérica determina que, entre os critérios a serem atendidos para efetivar a migração, o solicitante deve:

– Informar a operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo

– Comprovar a titularidade da linha telefônica

– Informar o número do documento de identidade

– Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica

– Informar o endereço completo do assinante do serviço

– Informar o código de acesso

– Informar o nome da operadora de onde está saindo.

 

A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência. No Brasil, o modelo de portabilidade numérica determina que migrações devem ser solicitadas dentro do mesmo serviço, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD.

Prazos – O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário desejar agendar.

Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após sua solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.

Consultas – Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom http://www.abrtelecom.com.br