Maurilio Cheli/AN-PR – Nova sede do Samu na RMC teru00e1 cinco ambulu00e2ncias

Os municípios de Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Adrianópolis, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná já passam a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano. A governadora Cida Borghetti inaugurou ontem uma nova base, localizada em Almirante Tamandaré. O novo espaço vai atender cerca de 208 mil habitantes que até então não eram contemplados pelo serviço. Com a inclusão dos sete municípios, 27 das 29 cidades da RMC passaram a contar com o serviço do Samu. “Hoje, cerca de 3,4 milhões de pessoas, que representam 98% de toda a região metropolitana, têm cobertura do Samu”, disse o secretário de Estado da Saúde, Antônio Nardi.
Ele afirmou que Quatro Barras e Campina Grande do Sul, os dois únicos municípios que não fazem parte do Samu, já sinalizaram que têm a intenção de participar do serviço. “Não podemos deixar uma cidade do Estado sem assistência na área da saúde”, disse o secretário.
A nova sede terá cinco ambulâncias, sendo que dois veículos atenderão a população de Almirante Tamandaré e região e outros três ficarão em Rio Branco do Sul, Cerro Azul e Adrianópolis. Um deles, totalmente equipado, foi adquirido pelo Governo do Estado. O valor do investimento foi de R$ 215,6 mil.
O Samu Metropolitano de Curitiba, que recebe do governo estadual R$ 1,2 milhão para custeio, conta com 43 ambulâncias de suporte básico e 15 de suporte avançado, já levando em consideração as aquisições de hoje.