Valquir Aureliano – Indiara Barbosa (Novo): filiação ao Novo pela internet

Quando se filiou no Novo, pela internet, em 2017, Indiara Barbosa não conhecia ninguém no partido. Até então sua militância política se limitava a um curso não terminado de Ciências Sociais, apesar de já ter interesse no assunto. Em 2018, já no partido, ela concorreu à Câmara Federal, e mesmo sem ser conhecida, fez mais de 30 mil votos e foi a mais votada da legenda no Estado.
Em 2020, resolveu tentar novamente, já com a experiência anteriormente acumulada. O resultado surpreendeu, e Indiara se tornou a parlamentar mais votada para a Câmara Municipal de Curitiba, 12.147 votos. Auditora fiscal, ela agora tem como principal meta de seu mandato recém-conquistado fiscalizar a destinação dos recursos públicos pela prefeitura da Capital paranaense. Em entrevista ao Bem Paraná, Indiara Barbosa avalia que sua eleição comprova o desejo de boa parte da população em renovar a política.

Bem Paraná – Como foi o seu envolvimento com a política?
Indiara Barbosa – Muito pequeno. Eu me envolvi com política no colégio. Estudei no Colégio Estadual do Paraná. Então eu já me interessava por política. Meu primeiro curso, na verdade, foi Ciências Sociais, mas acabei não terminando. Eu já gostava. Depois acabei mudando para administração, indo trabalhar. Eu gosto muito de trabalho voluntário, e de me sentir útil para a sociedade. Essa foi a minha motivação para entrar na política. Porque eu acho que a política é uma forma de contribuir com a sociedade de uma forma mais efetiva. Também faço trabalhos voluntários. Já fui escoteira, já fiz trabalhos na igreja.

BP – O Novo foi seu primeiro partido?
Indiara – O Novo foi o primeiro. É o único partido com que eu concordo com as ideias. Eu me aproximei, me filiei ao Novo em 2017. Eu tinha essa vontade de entrar para a política, mas era um projeto de mais longo prazo.

BP – Qual foi o impulso para buscar uma filiação partidária e entrar na política institucional?
Indiara – Justamente porque o Novo representa ideias que eu acredito. E o Novo tem muito essa ideia de que se você concorda, você tem que contribuir. O partido é sustentado pelos filiados. Então fiz a filiação pela internet. Não conhecia ninguém e resolvi me filiar. Depois que me aproximei tinha lá uma lista de um dia ir em uma reunião. Isso já em 2018, depois da filiação, fui em uma reunião. Em uma conversa informal comentei que um dia seria candidata, mas mais para frente, não agora. E aí eles me chamaram. Me convidaram para participar do processo seletivo para a escolha dos candidatos.

BP – A senhora pretende representar algum segmento específico da sociedade?
Indiara – Minha candidatura não representa um segmento específico, e sim toda a sociedade, principalmente aqueles que estão cansados da política tradicional e querem renovação.

PLENÁRIO
‘Nossa posição é de independência’

Bem Paraná – Qual a sua posição em relação à gestão Greca? Apoio, independência ou oposição?
Indiara Barbosa – Nós do Partido Novo seremos independentes. Apoiaremos o governo nas pautas que consideramos importantes para a cidade e que são alinhadas com nossas ideias, mas seremos independentes para fiscalizar e criticar quando for necessário.

BP – Como vê a situação da pandemia em Curitiba e o risco de uma segunda onda do Covid?
Indiara – Os casos estão voltando a aumentar e é preciso uma conscientização e cuidados por parte da população. Mas a solução não é fechar comércios novamente. Os empreendedores e comerciantes já foram muito prejudicados. É necessário aumentar os leitos de UTI também, como já foi falado desde o início da pandemia.

BP – Como encara o desafio de ter sido eleita a mais votada?
Indiara – É uma grande responsabilidade. Muita gente acreditando em mim. Acreditando na renovação. Claro, a gente trabalhou muito nessa campanha, então foi um resultado que a gente almejou. A gente queria estar entre as mais votadas, não esperava realmente ser a mais votada. Mas a gente queria um bom resultado. Então é uma sensação muito boa chegar em primeiro. Mas também é uma grande responsabilidade, as pessoas têm uma grande expectativa para que a gente faça um mandato diferenciado e comece realmente a renovar a política.

PARTIDO
‘Novo ainda é pequeno, mas está fazendo a diferença’

Bem Paraná – Muitos partidos surgem com propostas de renovação e acabam entrando no jogo da política tradicional. Como evitar que não aconteça o mesmo com o Novo?
Indiara Barbosa – Eu acho que o principal é o trabalho que a gente já está fazendo. O Novo ainda é um partido pequeno. A gente elegeu quatro vereadores lá em 2016, oito deputados federais e doze deputados estaduais e distritais. Ainda são poucos políticos, mas todos estes políticos estão fazendo um trabalho exemplar. Inclusive na Câmara dos Deputados. A nossa bancada, apesar de ainda pequena, está fazendo a diferença. Nessa eleição a gente elegeu 29 vereadores pelo Brasil. São poucos ainda, mas todos eles com certeza vão seguir esse exemplo.

BP – A senhora tem algum projeto já para o início da legislatura?
Indiara – As minhas pautas principais são fiscalização, empreendedorismo, educação básica e inovação. Fiscalização é a principal delas porque tem relação com a minha profissão como auditora contábil. E é a principal função de um vereador. Verificar e fazer a fiscalização financeira, contábil e orçamentária. Essa é a minha principal pauta, fiscalizar a prefeitura, as principais áreas, regionais, para ver onde o dinheiro está sendo gasto, e cobrar da prefeitura uma melhor atuação. Em relação ao empreendedorismo é trabalhar para reduzir a burocracia, simplificar a carga tributária, trazer para o nível municipal a lei de liberdade econômica. O Brasil é um dos países em que a gente tem mais dificuldades para fazer negócios, pagar impostos. Curitiba também. E a gente precisa ainda mais nos tempos de pandemia, simplificar isso, porque quem gera emprego é o empreendedor, e o empreendedor vai ser ainda mais importante.

BP – Qual foi a estratégia adotada na campanha para atingir o eleitorado?
Indiara – Na eleição passada eu já fui a mais votada do Novo no Paraná. Sem ser conhecida, sem ter sobrenome de político. Com pouco dinheiro, pouco tempo, tive 31 mil votos, sendo 19 mil em Curitiba. Acho que isso é muito devido ao anseio das pessoas por renovação política. As pessoas estão cansadas dos mesmos políticos, os mesmos sobrenomes. E têm até uma certa aversão por política. Avaliam muito mal os políticos. E aí quando aparece uma pessoa diferente, com currículo, com boa recomendação, capacitada, querendo se envolver, querendo fazer diferença, as pessoas se identificaram, isso já na eleição passada. Tive uma boa votação, principalmente em Curitiba, na cidade toda, não foi um nicho. Aí eu tinha pego uma licença não remunerada do trabalho. Eu trabalho em uma multinacional de auditoria, 13 anos. Não fui eleita, voltei para o trabalho. Continuei ativa nas redes sociais e participando de alguns grupos, como de mulheres, conselho regional de contabilidade. E aí em 2020, quando decidi concorrer a vereadora, retomei esse trabalho. Então a nossa campanha foi muito espalhada pela cidade, não trabalhamos um nicho específico. Mas trabalhou essas pessoas que querem renovação. Que estão desanimadas com política, mas que não conhecem o partido Novo, não conhecem pessoas novas, e quando conhecem, se identificam e compram a ideia. A gente trabalhou com voluntários também.