A manhã deste domingo (19/03) será especial na Casa do Poeta, na Feira de Artesanato do Largo da Ordem. É que a escritora paranaense Dione Mara Souto da Rosa, de 52 anos, participará de uma Manhã de Autógrafos a partir das 10 horas, lançando ainda oficialmente seu romance, Luar de Sangue, e divulgando outras 12 antologias das quais participou, em sua maioria de literatura fantástica.

Nascida em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, a escritora e advogada é licenciada em Letras/Português fez Mestrado na área de Teoria Literária. Ela ainda é integrante da Academia de Letras José de Alencar, ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Uriel Tavares, e dá aulas de literatura e gramática na Universidade Positivo da Maturidade.

A carreira como literata, relata a própria Dione, tive início em 2004. Embora ela escrevesse desde a adolescência, foi no ano referido que ela decidiu publicar seus poemas em forma de versos livres, resultando na obra O Sétimo Portal. Em seguida, publicou ainda um livro de sonetos (O Segredo da Rosa), sendo laureada em alguns concursos literários e participando de algumas antologias poéticas e góticas.

Todavia, a literatura fantástica sempre teve muito peso na minha criatividade. Assim sendo, fui selecionada em várias antologias de contos fantásticos em São Paulo e, mais tarde, comecei a escrever romances e resultou na publicação de repercussão, que foi o ‘Luar de Sangue’, explica a escritora. Eu sou estudante de mitologia e toda a minha temática abrange mitos e lendas. Gosto de mesclar mitologia com histórias da minha criatividade. Tenho especial interesse em literatura sobre vampiros, lobisomens e seres sobrenaturais, e sou entusiasta da mitologia celta, hindu e maia, além de adorar histórias sobre o nosso folclore, complementa.

Ao longo da trajetória, Dione já publicou mais de 35 trabalhos entre poemas, antologias, e-books, contos, romances, artigos literários em revistas eletrônicas e periódicos. Além disso, ela escreve mensalmente para a Revista “Conexão Literatura”.

Eu espero todos que puderem ir à feira no domingo e conferir os trabalhos, finaliza Dione.