Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen-PR) lançou nesta quarta (8) o Mapa de Monitoramento da Prevenção do coronavírus nas unidades penais do Estado. Na primeira sondagem, foram contabilizados 59 policiais penais contaminados com o novo coronavírus e 41 com suspeita da doença. Entre os presos, são 236 casos confirmados e 22 com sintomas e suspeita da doença. Três policiais penais na UTI.

Segundo a assessoria do sindicato, trata-se de um instrumento para que o sindicato contribua trazendo informações em tempo real sobre como as unidades penais estão preparadas no que se refere às medidas de prevenção, estrutura e dar transparência sobre casos suspeitos, confirmados, entre outros temas pertinentes. Segundo a assessoria, o sindicato continua a cobrar do governo a divulgação de casos, monitoramento em tempo real, a testagem em massa com um calendário definido. 

Nas prisões da Grande Curitiba

Segundo o mapa, a Casa de Custódia de São José dos Pinhais, tem dois policiais penais confirmados para Covid-19 e o local apresenta falta de riagem nos servidores, ou seja aferição de temperatura, trabalhos externos não foram suspensos e falta porgrama de orientação para detentos e policiais.

O complexo Médico de Pinhais apresenta sete casos confirmados em policiais penais e um com suspeita. Lá, há ainda três presos com o novo coronavírus e dois com suspeita. Segundo o mapa, a carceragem não  tem triagem nos servidores e os trabalhos internos e externos não foram suspensos, como o recomendado. Na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), também em Pinhais, há dois policiais penais positivados para o vírus e um com suspeita. Já entre os presos, há dois casos suspeitos. O Mapa indica que no local faltam luvas, álcool gel e triagem nos servidores, além da falta de informações. A Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEPI) registra o maior número de casos na Grande Curitiba entre os agentes penitenciários: 15 casos confirmados e 16 com suspeita. Lá, de acordo com o Sindarspen, falta alcool gel máscaras para presos e triagem nos servidores.

Para acessar o mapa completo, clique em http://covid19presidiosparana.org.br/

Como é feito o monitoramento

A coleta de informações está sendo feita junto a grupos de policiais penais de cada unidade penais via resposta de questionários enviados pelo sindicato a cada sete dias, com questões sobre itens a respeito da prevenção do coronavírus, bem como dados sobre policiais penais e presos com suspeita, contaminados e testados para COVID19.

As informações no mapa estão disponíveis por unidades penais e região, com dados como: disponibilidade de água e sabão, EPIs, suspensão de visitas, suspensão de trabalhos interno e externo (não essenciais), treinamento, local para isolamento, triagem e também se há casos suspeitos e/ou confirmados de servidores e presos com a COVID-19, entre outros temas que você pode conferir no mapa.

Os dados sobre números de presos e policiais penais (confirmados, com suspeita, testados) são informados diariamente pelos servidores e atualizados no mapa. O número total que fica em destaque traz dados dos presídios e cadeias públicas. Importante destacar que nesta primeira sondagem não foram enviados questionários sobre EPI’s para os servidores das carceragens das delegacias, porém nos números gerais sobre se presos e servidores contraíram a Covid-19(ao final do mapa) computam as informações destes locais.