Henri Milleo/Arquivo BP – Marcha chega a sua quarta edição em Curitiba neste domingo

No próximo domingo (30), a região central de Curitiba recebe a quarta edição da Marcha da Diversidade. São esperados milhares de participantes na Praça Santos Andrade a partir das 12 horas. Por volta das 14h30, eles seguirão da Santos Andrade à Praça Rui Barbosa, passando pela Rua João Negrão, Avenida Marechal Deodoro, Emiliano Perneta e Visconde de Nacar.

O percurso ficará bloqueado para veículos enquanto houver passagem do público e será liberado à medida que a marcha avance pelo trajeto. A organização será feita por agentes da Superintendência de Trânsito (Setran).

Organizada pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia, Transgrupo Marcela Prado e UNA LGBT-PR, a Marcha tem o objetivo de comemorar a Rebelião Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, e que marca o inicio do movimento moderno pela libertação gay e pelos direitos humanos LGBT nos Estados Unidos.

A Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York.

A Marcha é um dos eventos que vem ganhando projeção em Curitiba. A principal é a Parada da Diversidade, que neste ano etá marcada para dezembro na Capital. Até esta quinta-feira (27), eram milhares de confirmação de participação na página do evento no Facebook.