Publicidade
Contra corte de recursos

Escadarias do prédio Histórico da UFPR serão palco de manifestação de cientistas

Escadarias do prédio Histórico da UFPR serão palco de manifestação de cientistas

Acontece neste sábado (11) 2ª Marcha pela Ciência no Brasil, promovida por associações científicas e acadêmicas com o apoio da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), terá ato nas escadarias do Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade. A manifestação acontece no próximo sábado (11) das 10h30 às 12h30. Neste fim de semana haverá atos também no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão.

A marcha é uma manifestação da comunidade científica contra a redução no financiamento para instituições de ensino e pesquisa do Brasil e principalmente contra os cortes drásticos nos recursos federais para pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é pressionar parlamentares para que os cortes feitos no orçamento de 2018 para o financiamento da pesquisa sejam revertidos.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, ressalta que é importante que todas as associações científicas do País se incorporem à iniciativa e se engajem na organização e divulgação das atividades.

SBPC

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. A instituição costuma participar ativamente de debates sobre questões que determinam os rumos das políticas de Ciência e Tecnologia e da Educação no Brasil.

Em agosto deste ano, a Sociedade encaminhou à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, ao Ministério da Educação e ao governo do Paraná moção em que se posiciona contra a proposta de criação de uma nova universidade federal a partir da desagregação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da incorporação de dois campi da UFPR (Palotina e Toledo). A proposta do deputado federal Sérgio Souza foi retirada no mesmo mês.

Marcha Pela Ciência em Curitiba

Data: 11 de novembro

Horário: A partir das 10h30

Local: Prédio Histórico da UFPR – Curitiba

DESTAQUES DOS EDITORES