Reprodução

A Marinha do Brasil alertou nesta sexta-feira (15) que uma formação de área de baixa pressão entre o litoral norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro poderá provocar ventos fortes de até 60 km/h e rajadas de até 74 km/h, nas proximidades do litoral do Paraná.

O aviso é válido a partir da noite de hoje, sexta-feira (15) até a manhã de domingo (17).

A Marinha orienta os navegadores para que consultem as informações meteorológicas antes de se fazerem ao mar, principalmente os que utilizam embarcações de menor porte. É importante verificar com antecedência as condições operacionais e a documentação do barco, os sistemas de navegação, comunicação e orientação, além dos equipamentos de salva-vidas, como boias e coletes.

Todos os avisos de mau tempo em vigor podem ser consultados no site do Centro de Hidrografia da Marinha. Informações sobre as condições do tempo podem ser obtidas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook. Há, também, o aplicativo Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS. O aplicativo é uma parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (Rumar).