Chuniti Kawamura/ANPR

Uma frente fria se aproxima do Paraná e poderá provocar ventos fortes, com intensidade de até 74 quilômetros por hora (km/h), no litoral do Paraná. É o que alerta a Marinha do Brasil, que por volta de 11 horas publicou uma mensagem na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook informando sobre a situação.

“#MarinhaInforma Previsão de ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna (SC), e São Paulo, ao sul de Cananéia (SP), entre o dia 1 à noite e o dia 2 à noite”, escreveu a Marinha.

É recomendado aos navegantes que sempre procurem consultar esse tipo de informação antes de se lançarem ao mar. Os avisos de mau tempo em vigor são publicados no site <https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo>, mas também é possível acompanhar as informações meteorológicas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook ou por meio do aplicativo Boletim ao Mar, disponível para Download gratuito na internet para o sistema Android e iOS.

Temperaturas mais altas em Curitiba do que no litoral

O primeiro dia do ano está sendo de muito calor em Curitiba e no litoral do Paraná, informa o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).

Na Capital, os termômetros marcavam por volta das 11 horas 30ºC e até às 16 horas devem chegar aos 32ºC. Há previsão para ocorrência de chuvas fracas no horário de almoço (entre meio-dia e 13 horas) e a partir do período da noite, após às 19 horas.

Já no litoral paranaense a previsão é que temperatura permaneça em 30ºC até por volta das 17 horas, quando o calor começará a diminuir nas praias do Paraná. A previsão é de chuvas fortes a partir das 19 horas, com as precipitações acontecendo em maior intensidade entre 21 e 23 horas.