As imagens sobre parto humanizado da fotógrafa e jornalista Luciana Zenti ganharam um lar definitivo: a Maternidade Bairro Novo, onde foram feitas. Desde o final de setembro, o trabalho virou uma exposição permanente no local, que exibe delicados retratos de curitibanas em trabalho de parto.

“As fotos são a porta de entrada para um rico debate, trazendo um olhar para os direitos fundamentais da mulher, que passa pela qualidade de atendimento até o parto, todos os dias no SUS”, destaca a fotógrafa. Os retratos são resultado da parceria de Luciana com a Maternidade Bairro Novo, que é totalmente financiada pela Prefeitura e realiza, em média, 200 partos mensais.

Luciana acompanhou as equipes multiprofissionais e 30 gestantes durante seis meses, em 2016, motivada pela curiosidade em saber se seria possível ofertar um parto humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

A resposta se traduz no projeto fotográfico Parto Delas, que também foi exposto no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS), no Museu Oscar Niemeyer (MON) e teve outras quatro montagens em dois anos.

“Era hora de as imagens voltarem para a casa. É muito emocionante ver os quadros preenchendo as paredes desta maternidade tão cheia de vida”, diz a autora. “Acredito que o projeto fez uma importante contribuição social e pode inspirar outras maternidades a replicar esse bom exemplo”, complementa.

A diretora da maternidade, Edinalva Ferreira de Carvalho, destaca que as imagens feitas pela fotógrafa contribuem para mostrar ao público a excelência do trabalho realizado pela maternidade, que tem, desde 1998, o selo Amigo da Criança, do Ministério da Saúde, e, em dezembro de 2017, recebeu troféu Parceria Sustentável, entregue pela Organização Mundial da Família (OMF).

A exposição é permanente e aberta ao público. As imagens também podem ser vistas no site da fotógrafa, o www.lucianazenti.com.