As inscrições para os cursos técnicos da rede estadual de educação começam na próxima segunda-feira (16) e vão até 20 de setembro. São 20 mil vagas em 55 cursos oferecidos de acordo com a procura e a realidade socioeconômica de cada região. 

As inscrições devem ser feitas diretamente nos colégios e nos Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceeps) que ofertam o curso desejado. Alguns Centros também oferecem em suas páginas institucionais inscrições on-line. 

Os cursos são gratuitos e oferecidos em diferentes formas: integrado ao Ensino Médio, subsequente ao Ensino Médio e integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja). 

Na forma integrada, os cursos duram quatro anos para alunos que estão terminando do 9º ano do ensino fundamental e combinam disciplinas específicas com as do Ensino Médio. Cursos técnicos subsequentes duram de um a dois anos e estão disponíveis para pessoas que já concluíram o Ensino Médio, mas buscam uma profissão. 

No Proeja, os cursos têm duração de três anos para alunos com mais de 18 anos que vão começar a estudar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e precisam de um diferencial para ingressar no mercado de trabalho. 

A diretora de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Fabiana Campos, explica que os cursos técnicos são uma oportunidade para o público jovem. Os adolescentes que estão terminando o 9º ano e já sabem em quais áreas gostariam de atuar encontram uma ótima oportunidade nos cursos integrados. Eles são voltados para os jovens que já sabem quais os próximos passos de sua formação, afirma a diretora. 

Caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas, a escola faz uma classificação dos alunos, tendo como critério as notas do Ensino Fundamental (6º ao 9° ano) e também uma entrevista com o candidato. 

Conheça os cursos técnicos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação: www.educacao.pr.gov.br, no menu Serviços – Cursos Técnicos. 

Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe do Departamento de Educação e Trabalho pelos telefones (41) 3340-1733, 3340-1678 e 3340-1675. 

Documentação necessária para a matrícula 

– Ficha de inscrição disponível na Orientação Conjunta n.º 02/13 

– Fotocópia do RG e CPF do aluno 

– Fotocópia do Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão de Ensino ou Declaração de aluno cursando 

– Declaração emitida pela instituição de ensino para alunos bolsistas (caso venham da rede particular) 

– Comprovante de renda familiar