Após perder mais de 50% de sua vegetação nativa para a criação de gado, a Costa Rica começou a implementar medidas de preservação e recuperação de suas florestas, tornou o uso da energia renovável uma realidade constante e hoje o país é referência para toda a América Latina com seu Plano Nacional de Descarbonização. 
 O plano prevê ações até 2050, ou seja, é um importante documento norteador para políticas públicas das próximas décadas. Entre os seus eixos estão objetivos estratégicos como, por exemplo, 70% dos ônibus e táxis deverão ter emissões zero, 25% da frota de veículos será elétrica, pelo menos 50% do transporte de carga será altamente eficiente e reduzirá as emissões em 20% em relação às emissões de 2018. Além disso, matriz elétrica do país deverá operar 100% com energia renovável.

Conama escolhe novos integrantes por sorteio
Foi definida por meio de sorteio, realizado no ultimo dia 17 de julho, a representação no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) dos governos estaduais e municipais e entidades empresariais e ambientalistas. A iniciativa está prevista no artigo 2º do Decreto 9.806/2019, publicado no Diário Oficial da União (DOU), que modificou a composição do colegiado. Pelo decreto, o Conama passa, a partir de agora, a ter 23 conselheiros, sendo dez fixos, representando o governo federal, e 13 rotativos – cinco de estados, dois de municípios, dois do setor empresarial e quatro de entidades da sociedade civil.Todos os representantes rotativos terão mandato de um ano, ao final do qual darão lugar a substitutos

Projeto com restos de persianas une sustentabilidade e inclusão social
Será lançado, no próximo dia 06 de agosto, em Curitiba, o projeto “Eu já fui uma persiana”. A ideia une a necessidade de descarte consciente e a geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social. A ideia consiste dar uma destinação adequada aos retalhos de tecidos que são gerados no processo produtivo das persianas, transformando-os em objetos como ecobags, nécessaires, lancheiras e marmiteiros térmicos, kit ecobag hortifrúti, bolsa fitness, organizadores, embalagem para vinho e estojo. A linha, chamada de ClaritáEco, foi desenvolvida pelo designer Rafael Fagundes A iniciativa é da Sunshine, Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana e Supera.

Rede de Proteção Animal promove ação de microchipagem gratuita
A Rede de Proteção Animal vai fazer a identificação gratuita por microchip em 100 animais de estimação (cães e gatos), neste domingo (4/8), durante a Pet Walk ’n Run. A prova de caminhada e corrida com pets acontece dentro da Meia Maratona de Curitiba, a partir das 9h30. A microchipagem acontece em parceria com o Instituto Fica Comigo, que promove evento de adoção de animais durante a corrida. As ações serão realizadas na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Os interessados devem preencher um cadastro prévio no site protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br, na área ‘Cadastre seu Animal”.