SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de atuação apagada na estreia, contra a Austrália, o atacante francês Kylian Mbappé foi decisivo nesta quinta-feira (21) ao marcar o gol da vitória da França sobre o Peru por 1 a 0, em Iekaterinburgo, resultado que classificou os franceses e eliminou os peruanos da Copa.

Agora com seis pontos, a França lidera o Grupo C do Mundial, seguida pela Dinamarca, com quatro. O jogo entre essas duas equipes no próximo dia 26, em Moscou, definirá o futuro dos dinamarqueses e a posição dos franceses na classificação.

No primeiro tempo, França e Peru tiveram uma boa chance de gol para cada lado. Griezmann parou na defesa do goleiro Gallese, e Guerrero, dentro da grande área, não conseguiu superar Hugo Lloris, que fez nesta quinta-feira seu centésimo jogo pela seleção.

O camisa 1 é o sétimo jogador da história da equipe francesa a alcançar a marca. Os outros seis foram todos campeões do mundo em 1998: Patrick Vieira, Zinédine Zidane, Marcel Desailly, Thierry Henry e Lilian Thuram, além de Didier Deschamps, atual treinador da seleção francesa.

Quando Deschamps, capitão na final de 1998 contra o Brasil, levantou a taça de campeão mundial, Kylian Mbappé ainda não havia nascido. Ele é o único jogador do elenco francês na Rússia que nasceu após aquele Mundial.

Autor do gol da vitória contra o Peru, o camisa 10 entrou pressionado em campo após estreia discreta contra a Austrália e pela expectativa que se cria no país sobre o atacante do Paris Saint-Germain, autor de 13 gols em 27 jogos no último Campeonato Francês, números que não impressionam a crítica local.

O gol francês saiu após Paolo Guerrero perder a bola para Pogba na intermediária. O meia do Manchester United (ING) tocou em profundidade para Giroud, que chutou. A bola desviou em Rodríguez, deixou Gallese batido e sobrou quase na linha do gol para Mbappé completar.

O jovem atacante se tornou o jogador mais novo a marcar em Copas pela seleção francesa: 19 anos e 183 dias.

A vitória rendeu ainda a manutenção de duas sequências incríveis da França em Mundiais. Desde que perderam para a Argentina por 2 a 1 na Copa de 1978, não sabem o que é sofrer uma derrota para sul-americanos no torneio.

De lá para cá, foram oito partidas, com quatro vitórias e quatro empates, já contando o resultado diante do Peru nesta quinta.

Os comandados de Didier Deschamps também encorparam outra estatística, esta mais impressionante: a França nunca perdeu um jogo de Copa do Mundo quando foi para o intervalo na frente do placar. São 19 vitórias e somente um empate, segundo a Fifa.

A vitória francesa marcou o primeiro jogo com lotação máxima da Copa na Arena Iekaterinburgo. O estádio teve muitos lugares vazios em Uruguai x Egito. Nesta quinta, registrou 32.789 pessoas.