Publicidade
Hiperesportivo

McLaren Senna, um tributo à velocidade

Em vez de P15, empresa britânica decidiu batizar seu novo supercarro com o nome do tricampeão brasileiro
McLaren Senna, um tributo à velocidade

É impossível não relacionar os nomes da britânica McLaren e do brasileiro Ayrton Senna pelos feitos juntos na Fórmula 1. O novo carro de rua da McLaren, o P15, em sua apresentação surpreendeu a todos por ser batizado de MacLaren Senna, uma homenagem fácil de entender pois o bólido mais rápido de rua fabricado manualmente pelos britânicos com nome do piloto mais rápido de sua equipe de F1. O McLaren Senna foi desenhado e desenvolvido com um único objetivo: se tornar o melhor McLaren concebido para as ruas com o melhor conceito vindo das pistas. Este novo supercarro pode ser usado nas ruas, mas busca fazer a pura conexão entre piloto e carro, assim como em uma competição, entregando a experiência de autódromo mais próxima que qualquer carro de rua produzido pela McLaren jamais conseguiu. Este novo carro surge com a clássica receita dos supercarros da McLaren Automotive, fundada em 2010.

Construção ultra-leve, com chassis de fibra de carbono, possuiu motor biturbo V8 da McLaren com 789 bhp, sendo o McLaren mais rápido já feito em sua história. Pesando 1.198kg, é o carro da McLaren mais leve desde a icônica McLaren F1, e o motor V8 biturbo de 4.0 litros é o mais poderoso motor de combustão interno da McLaren Road Car, com 800PS (789bhp) e 800Nm (590 lb ft). A aparência brutal e a simpática filosofia de design McLaren. Com uma frente nervosa e agressiva, o McLaren Senna apresenta um spoiler bem pronunciado na frente, além de uma grande boca para refrigeração frontal. Sob o capô, uma abertura bem proeminente reforça a aerodinâmica mais apurada para o bólido grudar bem ao solo nas pistas. Os freios possuem duas grandes aberturas na frente para refrigeração, mas um balanço dianteiro exageradamente longo. A cabine é bem envolvente e possui um captador de ar para o motor na parte superior, bem como janelas bipartidas. Nas portas, aberturas com um desenho estilizado, enquanto o motor recebe mais ar para refrigeração em duas grandes entradas laterais. Na traseira, chama a atenção o escape centralizado e elevado, que possui três saídas. Estas podem ser uma referência aos três títulos de Senna, todos conquistados com a equipe McLaren de F1. Há grandes defletores de ar e aberturas sobre a parte traseira, assim como lanternas em LED posicionadas próximas do para-choque, que tem um enorme difusor de ar. Uma asa bem proeminente é uma característica do produto. Ele terá 500 unidades produzidas. O preço é de 750 mil libras, que equivalem a cerca de R$ 3,4 milhões.

O McLaren Senna é um carro sem igual: a personificação está no DNA automobilístico da McLaren, permitido nas ruas e nas estradas, mas concebido e desenvolvido para performance digna de um circuito. Todo elemento deste novo Ultimate Series McLaren tem um compromisso total de performance buscando a mais pura conexão entre piloto e máquina e entregando a melhor experiência possível que só um MacLaren pode conseguir, diz Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive.

Com o famoso nome que este novo McLaren traz, não é surpresa esperar dele sua extrema performance e excelência em dinâmica. Seja no volante, nos pedais e mesmo no banco, toda sensação transmitida pelo carro ao piloto é de colocá-lo em posição de total controle.

A ligação entre Senna e McLaren é profunda, marcada pelos três títulos mundiais que Ayrton conquistou pelo time (1988, 1990 e 1991), e seu legado e presença global será ainda maior com a marca McLaren com o lançamento do novo McLaren Senna.

Nossa família está muito orgulhosa em ter o nome Senna no novo supercarro da McLaren. Este é o primeiro projeto que realmente se conecta o espírito de performance e automobilismo do Ayrton. O McLaren Senna honra meu tio porque é intensamente ligado a experiência de pista, de um autódromo, e cria uma conexão única entre o piloto e o carro. Esse compromisso puro garante uma experiência tão focada que você fica maravilhado com as profundidades de excelência que o McLaren Senna possui, diz o piloto Bruno Senna, sobrinho de Ayrton e embaixador da McLaren.

Você se compromete a tal ponto que não há meio-termo. Você dá tudo de si, absolutamente tudo!
Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1

Publicidade

Veja também