Arquivo Franklin de Freitas

Curitiba apresenta recuo de 43% no número de casos ativos de Covid-19. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que dia 13 de março, a cidade tinha 12.655 pessoas com Covid-19 com potencial de transmissão do vírus. Um mês depois, o número caiu para 7.168 pessoas infectadas no município. Esse recuo, segundo a prefeitura, é reflexo das medidas restritivas adotadas na cidade para tentar frear a pandemia do coronavírus.

A redução aconteceu após a cidade passar 23 dias com o decreto da bandeira vermelha em vigor, que proibia o funcionamento de atividades não essenciais na região. Desde o dia 5 de abril, a cidade retornou à bandeira laranja, que mantém parte das restrições, como o toque de recolher e limitação do funcionamento dos supermercados apenas por delivery aos domingos, e afrouxa outras medidas.

São considerados casos ativos pessoas que estão internadas com Covid-19 ou que testaram positivo nos últimos 14 dias. Por isso, segundo a prefeitura, o reflexo das medidas restritivas demoram pelo menos duas semanas para aparecer nos indicadores da pandemia.

Alguns dias após o decreto da bandeira vermelha, a cidade chegou a ter 14.271 casos ativos de Covid-19, o segundo maior número de toda a pandemia.

O pico anterior tinha sido atingido na primeira semana de dezembro, quando 14.616 pessoas estavam com a doença na cidade. A diferença é que naquela época a proporção de casos graves que demandavam internação era menor.

No período, a cidade chegou a ter todos os leitos de UTI do SUS ocupados com pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença.