Um médico foi preso preventivamente na sexta-feira (19 de outubro) em Mangueirinha, no Centro-Sul paranaense, por suposta solicitação e recebimento de vantagem indevida para realizar procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O pedido teria sido feito para complementação do pagamento por uma cirurgia. Além da prisão do médico, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no hospital em que ele trabalha e em seu consultório particular.

Situações assim, inclusive, não chegam a ser tão raras no Paraná. Em 2015, por exemplo, um médico ortopedista de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, foi preso e acusado de cobrar por consultas e cirurgias de pacientes do SUS, Foram descobertos pelo menos onze casos de pacientes extorquidos pelo profissional, que fez vítimas em várias cidades.

Em 2014, um outro médico de Pitanga, na região central do estado, foi afastado do cargo após também ser acusado de cobrar para realizar cirurgias em pacientes do SUS. Além do médico, a diretora, o provedor administrativo e o diretor clínico do hospital em que ele trabalhava também foram acusados pela 2º Promotoria de Justiça do município por improbidade administrativa, já que estariam cientes sobre as irregularidades cometidas pelo médico, mas não tomaram nenhuma medida.