Publicidade
Praça Tiradentes

'Médicos de rua' fazem atendimento gratuito em praça de Curitiba neste domingo

'Médicos de rua' fazem atendimento gratuito em praça de Curitiba neste domingo
(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

No próximo domingo, dia 22, um grupo de médicos voluntários realiza mais uma etapa de atendimento gratuito a moradores de rua de Curitiba. O evento faz parte do Projeto Médicos de Rua, uma iniciativa de jovens profissionais da saúde que tem como propósito realizar um trabalho de assistência à população carente, que vive marginalizada nas praças e ruas da cidade.

Atendimento multidisciplinar
O projeto, que teve início com a participação de um grupo de médicos, foi agregando especialistas de outras áreas da saúde, como biomédicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais. Também passaram a integrar a ação profissionais de outras categorias, como advogados, cabeleireiros e esteticistas. Hoje, o movimento conta ainda com veterinários, a partir da constatação de que os moradores de rua geralmente estão em companhia de animais domésticos, principalmente cães.

Serviços oferecidos
A partir da multidisciplinaridade da equipe, o projeto Médicos de Rua disponibiliza atendimento nas áreas de:

. Atendimento clínico
. Saúde da mulher
. Saúde da criança
. Saúde mental dos pacientes
. Saúde bucal
. Atendimento jurídico
. Saúde dos animais de rua

O fluxo de atendimento passa pelas estações de triagem, com acolhimento, anamnese, sinais vitais e exame clínico. Esta etapa é realizada por alunos de medicina, acompanhados por médicos, para determinação do diagnóstico e conduta.

Em seguida, ocorrem as estações terapêuticas, que envolvem procedimentos como glicemia capilar, testes, exames, farmácia e curativos.

O evento, na praça Tiradentes, tem início às 10 h da manhã.   

DESTAQUES DOS EDITORES