Valquir Aureliano – O técnico Rafael Guanaes

Athletico e Toledo iniciam neste domingo (14) a decisão do título do Campeonato Paranaense de 2019. O primeiro jogo será no estádio 14 de Dezembro, em Toledo, neste domingo, às 16 horas. A segunda partida fica para o dia 21 de abril, domingo, na Arena da Baixada.

Os dois finalistas ganharam, cada um, um dos turnos do Estadual. O Toledo conquistou a Taça Barcímio Sicupira (o primeiro turno) ao vencer o Coritiba nos pênaltis. Já o Athletico faturou a Taça Dirceu Krüger (o segundo turno) ao derrotar o mesmo Coritiba – e também nos pênaltis. Essa decisão ocorreu na última quarta-feira (10).

As semelhanças param por aí. O Athletico ostenta a melhor campanha geral na competição, com 24 pontos em 11 jogos (excluindo as semifinais e finais das taças). O Toledo, por sua vez, possui a segunda pior campanha, com 12 pontos em 11 jogos. O time do interior só não foi rebaixado porque conseguiu ser um dos finalistas – o Maringá que também fez 12 pontos e tinha saldo de gols melhor, acabou caindo para a segunda divisão, junto com o Foz.

Os dois times já se enfrentaram uma vez no Estadual, na abertura da Taça Dirceu Krüger. Na ocasião, o Toledo saboreava a recém-conquistada Taça Barcímio Sicupira e o Furacão estava contestado porque havia feito uma campanha irregular até então. Contudo, o Athletico venceu por 8 a 2 – nessa partida, marcou mais gols que em todo o primeiro turno – e arrancou para a conquista do segundo turno.

A diferença de campanha entre os dois entrou no radar do técnico Rafael Guanaes. Para ele, a maior missão é evitar o clima de “já ganhou”. “Temos que ‘mudar o chip’, entender que (o campeonato) teve um fim e um reinício de dois jogos. Não só físico, mas também mental”, disse ele, nesta sexta-feira. “Tem que se preparar para o que o jogo pode pedir”.

Para este domingo, Guanaes não poderá contar com o zagueiro Paulo André e o meia João Pedro, que retornaram ao time principal – o Athletico disputa o Estadual com o time de aspirantes. Além disso, o meia Leo Cittadini cumpre suspensão. A tendência é que Zé Ivaldo entre na zaga. No mais, o time deve ser o mesmo que conquistou a Taça Dirceu Krüger em cima do Coritiba, na última quarta.

Toledo

O Toledo admite: para enfrentar o Athletico, vai jogar fechado e “esperar por uma bola” para decidir a partida. “Esse é o nosso jogo. No primeiro turno foi assim, no segundo turno perdeu um pouco disso”, disse nesta sexta o goleiro André Luiz. Para este domingo, o time poderá até usar jogadores emprestados pelo Furacão, casos do meia Guilherme Rend e do atacante Marcelinho. O técnico Agenor Piccinin, por outro lado, perdeu o volante Neto, que deixou o clube. Ele deve definir a escalação somente pouco antes do jogo.

TOLEDO x ATHLETICO
Toledo: André Luiz; Everton, Eduardo Luiz, Fandinho (João Neto) e Matheus; Kevin, Jhonatan, Revson e Júlio Pacato; Marcelinho e Wayni. Técnico: Agenor Piccinin
Athletico: Léo; Lucas Halter, Zé Ivaldo (Robson Bambu) e Eder; Khellven, Christian, Erik, Marquinho e Vitinho; Jáderson e Bergson. Técnico: Rafael Guanaes
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon
Local: Estádio 14 de Dezembro, em Toledo, domingo, às 16 horas