Agência Brasil

Curitiba, 8 de dezembro de 2020.

Há um ano ninguém poderia prever as dificuldades e tribulações pelas quais passamos no Brasil e no mundo em decorrência da pandemia de COVID-19. No raiar de 2020 assistimos, incrédulos, o avanço da pandemia em outros continentes, com a inconfessada esperança de que aqui seria diferente.

A intensa globalização, no entanto, permitiu que o vírus se espalhasse de forma rápida e inevitável, com impacto no dia a dia de bilhões de pessoas e centenas de milhares de vítimas em todos os cantos do planeta.

Ainda vivemos esta realidade neste final de ano. Nos acostumamos a uma forma de relacionamento diferente, fomos obrigados a nos afastar uns dos outros para a nossa própria preservação e a de terceiros. Sentimos ou redescobrimos como fazem falta a família, o amigo, a conversa, o aperto de mão, o abraço.

Como todos, fomos atingidos por perdas de pessoas queridas no Judiciário do Paraná ou em nossas relações próximas, o que nos relembrou da brevidade da vida e da necessidade de valorizar o essencial.

A AMAPAR, a JUDICEMED e a EMAP permaneceram em alerta para apoiar os associados e os beneficiários em tudo o que se mostrou possível e permanecemos em contato constante com o objetivo de dar algum auxílio, por menor que fosse, e que facilitasse a adaptação à nova situação vivenciada.

Neste dia da Justiça, queremos destacar a atuação e parabenizar a magistratura paranaense, que se adaptou com desenvoltura à inesperada situação. Por meio de eficientes medidas tomadas pelo Tribunal de Justiça para garantir a segurança e a saúde de magistrados e de servidores, fomos capazes de manter um acelerado ritmo de trabalho, com utilização de modernas ferramentas tecnológicas para continuar a atuação jurisdicional nos processos, audiências e sessões.

Juízes, Juízas, Desembargadoras e Desembargadores, com muita dedicação, foram responsáveis por mais de 5 milhões de despachos, decisões, sentenças e acórdãos desde o início das medidas para contenção da pandemia em março.

De extrema relevância foi o fato de 100% dos processos em trâmite estarem incluídos no nosso sistema de processos virtuais, o que demonstra o acerto da atual gestão do Tribunal, bem assim das anteriores, que apostaram na implementação gradual do Projudi em todas as comarcas do Estado e em todas as câmaras do Tribunal.

Sabemos que a globalização facilita a circulação do vírus, mas ela também permite a rápida troca de informações e de tecnologias que possibilitam a contenção do número de mortos e a disseminação das novas formas de tratamento.

Aguardamos agora essa mesma globalização anunciar o desenvolvimento de vacinas eficazes para deixarmos a pandemia no passado e irmos para um futuro que, se não igual ao que conhecíamos, retorne com o aperto de mão, o abraço apertado e com aquilo que nos faz mais humanos, a nossa união.

Um fraterno abraço,

*Geraldo Dutra de Andrade Neto é presidente da Associação dos Magistrados do Paraná