Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

O mercado imobiliário começa 2022 com boas perspectivas em Curitiba. A última pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), pertencente ao Sistema Secovi-PR, sobre o setor na capital apontou um índice de Vendas de Usado Sobre Oferta (VUSO) de 4,5% nos imóveis residenciais em janeiro.

O número é 0,5 ponto percentual (p.p.) a mais do que o registrado no primeiro mês de 2021 (4%) e 1,9 p.p. maior do que se teve no mesmo período de 2020 (2,6%). O bom resultado já no primeiro mês do ano, que historicamente vivencia um menor número de vendas por conta das férias de verão, vem na esteira da excelente média de 2021, quando o VUSO atingiu 6%, 2,2 p.p. a mais do que a média de 2020 (3,8%).

Leia mais sobre Centro de Curitiba ‘renasce’ com novas locações residenciais e comerciais

“Tudo indica que o cenário positivo se manterá pelos próximos meses, em razão da redução dos casos graves de Covid-19 e o avanço da vacinação, que não exigem a implantação de novas bandeiras restritivas. A economia deve seguir em franca recuperação, impulsionando o mercado imobiliário”, comenta Jean Michel Galiano, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR.

O bom momento também é reforçado pela quantidade de guias de Imposto de Transição de Bens Imóveis (ITBI) pagas na capital em janeiro, 0,5% acima de janeiro do ano passado e 16,9% a mais em relação a janeiro de 2020. No total de guias do ano, 2021 acumulou 30,2% a mais do que 2020.

Outro fator positivo apontado pelos especialistas do Inpespar é a farta oferta de crédito. Em janeiro, o crédito imobiliário concedido pela Caixa Econômica Federal (CEF) em todo o país dobrou em comparação com o mesmo mês de 2021, já que o volume de concessões de financiamentos com recursos próprios chegou a R$ 11,6 bilhões.

“Em Curitiba, 75,3% dos imóveis usados comercializados agora em janeiro foram adquiridos mediante financiamento, salto de 0,7 p.p. em comparação com o registrado em igual período do ano passado, com 74,6%, e de 20,7 p.p. quando se observa o primeiro mês de 2020, quando pouco mais da metade, 54,6%, dos imóveis foram comprados via financiamento. Na comparação anual, os financiamentos cresceram 9,8 p.p. de 2020 para 2021, quando 75% dos imóveis foram comercializados desse modo”, afirma o vice-presidente de comercialização imobiliária do Secovi-PR, Luciano Tomazini.

Bairros preferidos – O Centro segue como bairro mais procurado por aqueles que desejam adquirir um imóvel residencial usado em Curitiba, respondendo por 9,8% das negociações realizadas em janeiro. Em seguida vêm Água Verde, com 5,2% do total, e Boqueirão, com o mesmo índice. Quando a busca é por terrenos, Mercês e São Francisco são os bairros mais procurados e juntos representam quase um terço do total de negociações realizadas no primeiro mês do ano.