Luiz Costa/SMCS – Mercado Municipal só poderá receber até 200 pessoas por vez

O prefeito Rafael Greca autorizou, ontem, as reaberturas do Mercado Municipal e do Mercado Regional Cajuru. Os dois estabelecimentos serão abertos hoje com restrições e ampliação dos cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As duas unidades estão fechadas desde o dia 21 de março, com as medidas de suspensão de atividades não essenciais ou de locais com muita agloreação de pessoas.
Na semana passada, Greca já havia adiantado que estudava relaxar um pouco, e dentro do possível, as restrições ao funcionamento de determinados setores. Nesta semana, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também falou que cidades com pouca ocupação de UTIs hospitalares poderiam rever as restrições, embora insista que a melhor forma de combate ao coronavírus é o isolamento e o distaciamento social.
Para reabrir, os dois mercados apresentaram planos de ações que ampliam o cuidado das pessoas na hora da compra, o que permitiu a reabertura. Para evitar aglomerações, haverá controle na entrada permitindo, ao mesmo tempo, o limite de 200 pessoas no Mercado Municipal e de 40 pessoas no Mercado Regional Cajuru. Caso o número limite seja alcançado, serão organizadas filas, com marcação no solo, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros.
Também haverá restrições no número de permissionários e funcionários trabalhando dentro dos dois estabelecimentos. Conforme o tamanho dos boxes haverá um número fixo definido de permissionários e funcionários trabalhando ao mesmo tempo. Os dois mercados vão dispor de lavatórios de mão, papel toalha, bem como álcool em gel 70% de fácil acesso na entrada e dentro dos boxes.