Arquivo Franklin de Freitas

Os mercados, supermercados e hipermercados de Curitiba devem estar fechados ao público neste domingo 6 de dezembro. Quem precisar comprar algum item precisará recorrer ao serviço dos aplicativos de entrega, cujo funcionamento está previsto no decreto 1640/2020, publicado nesta sexta-feira, 4, ampliando as medidas restritivas de circulção de pessoas e funcionamento de atividades.  As regras entram em vigor na data da publicação e são válidas por 14 dias.

Procurada pela reportagem a Associação Parananese de Supermercados (Apras), informou que cada estabelecimento fica livre para atuar ou não como serviço de delivery.  As redes Condor e Verde Mais informaram que irão atender via delivery. A sugestão da Apras é para que os consumidores se informem nas lojas onde costumam fazer compras para saber ser estarão como delivery em funcionamento neste domingo, 6 de dezembro. 

As lojas da rede Festval em Curitiba estarão fechadas. Já as lojas de Pinhais,na Região Metropolitana de Curitiba, abrirão normalmente, das 7 às 20 horas. Neste sábado, as lojas de Curitiba estarão abertas até as 22 horas em Curitiba e as de Pinhais, até as 21 horas.

Com isso, a prefeitura reforça as medidas tomadas a fim de ampliar o controle da expansão da Covid-19. Também resguarda a capacidade de atendimento da rede de saúde da capital, que vem sofrendo forte pressão em decorrência do aumento no número de casos da doença.

Há uma restrição acentuada de circulação funcionamento aos domingos, que atinge o comércio e os parques da cidade. Essa medida já havia sido tomada anteriormente. O isolamento concentrado em um dia da semana teve um bom resultado de controle das transmissões da doença.

Em Curitiba, a taxa de ocupação de leitos de UTI SUS exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 está em 94% nesta sexta. O número de casos ativos chegou a 13.238.

A bandeira continua na cor laranja (risco médio).

Medidas de combate
Desde que a pandemia do novo coronavírus voltou a ganhar força estão sendo tomadas medidas para conter o avanço e oferecer atendimento à população.

Do dia 20/11 até esta sexta-feira (4/12) foram abertos na cidade 177 leitos SUS exclusivos para covid, sendo 61 de UTI e 116 de enfermaria. O total de leitos disponíveis exclusivos para a doença é de 807, sendo 344 de UTI e 463 de enfermaria.