Divulgação

A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), no bairro Prado Velho, está lotado também nesta quinta-feira (3). O TRE suspendeu a possibilidade de agendamentos e a partir desta semana os eleitores com pendências passaram a ser atendidos por ordem de chegada. Segundo a assessoria de imprensa do TRE, a média de tempo para ser atendido subiu para 1h20 desde o momentoque o eleitor chega na fila até ele sair com o título eleitor. Às 19 horas, são entregues senhas para garantir o atendimento de todos.  Segundo a assessoria, nesta quinta, a maioria dos eleitores compareceu para a operação de transferência de município.

Faltam quatro dias úteis para o fim do prazo para o eleitor que pretende votar em outubro deste ano requerer o título, alterar dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral. A data limite é 9 de maio, quarta-feira da semana que vem. Em Curitiba, a regularização do título deve ser feita na Rua João Parolin, 55, no Bairro Prado Velho.

A data também é o  prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem nas Eleições de 2018.

O dia 9 de maio ainda é o prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que eleitores trans solicitem a inclusão de seu nome social no título de eleitor e no caderno de votação das Eleições 2018, e para atualizarem sua identidade de gênero no Cadastro Eleitoral.

O TRE-PR também divulgou nesta quarta-feira o número de eleitores que tiveram títulos cancelados porque não compareceram ndurante o período de revisão biométrica. Em Curitiba foram 109.226 e no Paraná, 709.053 títulos cancelados. Há também eleitores que tiveram títulos cancelados por não comparecer nos três últimos pleitos. São 18.720 cancelamentos em Curitiba e 57.838 n o Paraná.