Reunindo trabalhos de quatro artistas que seguem por diferentes caminhos da arte contemporânea, a exposição ‘Metamorfoses’ tem abertura no Café Bathé nesta semana. A partir do dia 9 (quinta-feira), pinturas de Maria Emilia Mendes, Fernanda Alonso, Susana Goienetxe e Cris Denise tomam conta da galeria até 25 de fevereiro. A mostra, que conta com curadoria de Edilson Viriato, faz parte do circuito da Bienal de Curitiba. Cada artista tem suas próprias linguagens e temáticas.
Diretor do Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato, o curador de Metamorfoses também é orientador das artistas. Nas obras apresentadas, percebe-se a metamorfose expressiva contemporânea, desde o figurativo e a desconstrução deste figurativo, passando pelas formas e texturas até a abstração das faixas de cor, explica Viriato, que também é orientador das artistas.

Sobre as artistas
Cristiane Denise Gonçalves, que assina como Cris Denise, tem um forte foco figurativo em seus trabalhos, dentro de uma linha contemporânea. A artista, nascida em Taubaté, destaca retratos e representações de pessoas e animais, valorizando sempre cores e expressões. As formas da natureza permeiam as telas da curitibana Maria Emilia Mendes. Paisagens que vão das ondas do mar até detalhes de corais, rochas e plantas são trabalhados em variedades de reflexos e sobreposições.

Fernanda Alonso é apaixonada por abstracionismo, que leva para suas obras através de uma harmonização entre cores e texturas. As imagens que se formam nas telas da curitibana lembram as auroras boreais, fenômeno óptico das regiões polares conhecidos pelas belas e coloridas imagens, cheias de movimentos.

Nascida em Buenos Aires (Argentina), Susana Goienetxe se inspira no trabalho do designer italiano Alessandro Mendini para criar suas telas. Mendini foi o responsável pela Poltrona di Proust, uma poltrona barroca pintada com pontos de cores que simbolizam a passagem do tempo, com várias versões em diferentes materiais, como mármore e ouro, feitas para perdurar. Nos trabalhos de Susana, em contrapartida, as Poltronas se representam em condições de deterioração, abandonadas ou em momentos de retorno à natureza.

SERVIÇO
Exposição Metamorfose no Café Bathé
Abertura: Hoje, a, às 19h – até 25 de fevereiro
Visitação: Segunda das 11h às 19h, Terça a Sexta das 9h às 21h, e Sábado das 11h30 às 19h
Endereço: Rua Desembargador Costa Carvalho, 89 – Batel
Informações: (41) 3026-7006
Siga: fb.com/cafebathe | instagram.com/cafebathe