Projeção divulgada pelo jornal Folha de São Paulo aponta que o senador e pré-candidato à presidência da República, Alvaro Dias (Podemos), terá apenas 12,5 segundos em cada bloco da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, na eleição de 2018, de acordo com as regras de divisão do espaço. O tempo é inferior ao que teve o candidato do Prona em 1989, que ficou conhecido pelo bordão meu nome é Enéas. Ainda de acordo com o levantamento, o deputado federal Jair Bolsonaro (PEN) teria apenas dez segundos e Marina Silva (Rede), 12,8 segundos.

Genética
A Assembleia Legislativa vota hoje, em primeiro turno, projeto que estabelece que o Estado realize exame genético capaz de detectar a probabilidade de mulheres desenvolverem câncer de mama e de ovário. A proposta, do deputado Ney Leprevost (PSD), determina que somente será realizado o exame em mulheres que possuam histórico familiar destas doenças mediante a apresentação de laudo médico.

Prevenção
A matéria, de acordo com o texto, pretende proteger a saúde de inúmeras mulheres que possam vir a ter câncer de mama, por ser uma enfermidade que atinge um crescente número de mulheres, sendo causada, em certos casos, pela falta de prevenção específica por parte do sistema público de saúde. O deputado defende a iniciativa justificando que a prevenção é muito mais econômica que o seu tratamento. Segundo ele, é urgente o oferecimento de técnicas diagnósticas de ponta, que evitem a instalação das doenças.

Investimentos
Os municípios brasileiros investem crescentemente em saúde, educação e assistência Social. Essas áreas já representam 55,4% de toda despesa municipal, comprometendo os recursos disponíveis para a zeladoria das cidades. Os dados são da 13ª edição do Anuário Multi Cidades, ano 2018, que devem ser divulgados hoje pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Todas as informações são compiladas a partir de fontes oficiais.

Biometria
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) atingiu a marca de 6.359.245 eleitores revisados biometricamente no último dia 25. Isto representa exatos 80,07% do eleitorado estadual. Somente este ano foram registrados 2.084.165 atendimentos, o que equivale a 102,77% da meta prevista para este ano. Meta esta que foi atingida dois meses antes do prazo final de 2017, que termina dia 15 de dezembro. Até o momento, uma média de 208.416 eleitores foram atendidos por mês, incluindo aí os meses de janeiro, fevereiro e março.

Meta
O Paraná possui exatos 7.942.159 eleitores. A meta do TRE/PR é que ao menos 85% dos eleitores votem nas eleições de 2018 já por meio da identificação das digitais.

Rombo
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná julgou irregulares as contas de 2013 da Câmara Municipal de Primeiro de Maio (região Norte). O motivo foi a divergência de R$ 490.707,33 entre os dados da contabilidade municipal e aqueles enviados TCE. O então-presidente do Legislativo, vereador Paulo Teodoro Fernandes Júnior recebeu multa de R$ 1.450,98.

Comissionados
Na análise da prestação de contas anual, o tribunal apurou três irregularidades. Além da divergência de saldo, a unidade técnica apontou que as funções de assessorias jurídica e contábil eram exercidas por servidores comissionados, contrariando normas do TCE.