No últimos anos, o estilo mini wedding vem se tornando tendência para casamentos: além de oferecer liberdade para desenhar uma festa mais reservada e personalizada, o modelo mini proporciona, para algumas pessoas, a privacidade considerada fundamental para o andamento da relação e felicidade.
Um exemplo recente de casamento intimista, que repercutiu na imprensa,  foi o casamento surpresa de Arthur Aguiar, ator que está no ar em O Outro Lado do Paraíso, com Mayra Cardi, ex-BBB, em dezembro de 2017.
Pensando nesses casais que preferem celebrar a união de forma mais pessoal, os restaurantes são ideais para comemorações mais do que especiais. Entretanto, na hora de planejar o casamento dos sonhos, os noivos devem considerar muito mais do que o cardápio do restaurante. Para brindar o mês das noivas, listamos 3 dicas para organizar um mini wedding em restaurante.
Uma das primeiras escolhas deve ser o estilo do casamento. Detalhes como data, horário, e se haverá cerimônia no local, farão a diferença no orçamento dos fornecedores, além de influenciar, diretamente, nas opções de vestuário e cardápio.   
Em seguida, o casal precisa definir a escolha do espaço. A estrutura do espaço e a decoração fixa nos ambientes são características fundamentais que devem ser avaliadas pelo casal. Um espaço bonito garante uma economia futura com contratação de pacotes de decoração, além de assegurar o cenário para boas fotografias.
O restaurante italiano Vicolo Nostro, por exemplo, comporta até 150 pessoas e possui um espaço que recria uma viela italiana: a entrada possui um caminho de paralelepípedos contornados por um jardim de hortênsias naturais, com uma fonte da década de 40. Os noivos podem realizar, nesse espaço, a parte cerimonial do enlace.
Um dos grandes benefícios do mini wedding é a possibilidade que os noivos têm de oferecer, aos convidados, um menu qualidade assinado por um chef renomado ou um cardápio mais simples e descotraído.
 


10 dicas para a preparação de um Mini wedding

Onde?
Por envolver um número de convidados reduzido, o mini wedding pode ser realizado em locais menores e com significado para os noivos. Por isso, vale incluir nas opções de espaços a casa de um deles, a residência de um amigo ou de um parente funciona bem nessa proposta. Vale também bistrô e pequenos restaurantes. O importante é manter o clima intimista, com aquele toque caseiro mesmo.

Lista de convidados
Por ser uma cerimônia íntima, o mini wedding é celebrado junto a pessoas que fazem parte da história dos noivos, como a família e os amigos mais próximos. Elaborar a lista de convidados tem seus desafios: num espaço menor, você precisará escolher as pessoas que realmente são importantes na sua vida. Na comunicação, torne evidente a orientação para os seus convidados não levarem acompanhantes fora da sua lista. A regra no ring, no bring está mais em alta do que nunca.

Os convites
Surpreenda com convites personalizados. Ao lidar com uma quantidade reduzida deles, vocês podem acrescentar detalhes exclusivos para cada convidado, oferecendo uma dose extra de carinho. Dificilmente alguém vai ter coragem de jogar fora essa lembrança tão especial!

O vestido da noiva, os trajes do noivo e dos convidados
Um mini wedding permite à noiva o uso de vestidos menos tradicionais e clássicos. O mesmo princípio vale para o noivo e para os convidados. Só não deixe de amarrar bem isso com o estilo definido para o seu casamento.

Decoração
Mini weddings pedem capricho e muito cuidado com a decoração. Abusar do DIY, contar a história do casal por meio de fotos e de objetos decorativos sentimentais, investir em flores e numa boa iluminação trazem um ar romântico, descolado e, ao mesmo tempo, chique para a cerimônia. Montar uma linda mesa comunitária (que tal usar a louça ou a prataria que pertenceu a sua avó?) com arranjos florais ajuda a garantir o clima de evento familiar.

A escolha da comida e das bebidas
Uma seleção certeira do menu garante boa parte do sucesso de um mini wedding. Afinal, os convidados tendem a permanecer mais tempo ao redor da mesa num evento intimista. Finger food e porções individuais são escolhas apropriadas. Bufês temáticos, como japonês, árabe e vegetariano, também funcionam nesse contexto. No que diz respeito aos líquidos, procure servir um leque amplo de bebidas e drinques. Seus convidados vão se sentir especiais.

A mesa de bolos
Sim, bolos! Cada vez mais usada em mini weddings, a mesa de bolos é composta por pequenos exemplares com visuais e sabores variados, sempre dispostos entre os docinhos e a decoração. A fórmula tradicional, claro, pode fazer parte de um mini wedding. Afinal, um bolo branco de andares – enfeitado com flores de açúcar – e um bom champanhe nunca saem de moda.

Fotos e vídeo
Num mini wedding as pessoas ficam mais próximas, algo que permite o registro de quase todos os momentos. As fotos e filmes feitas pelos aparelhos celulares dos convidados garantem descontração e diferentes ângulos para uma mesma cena, mas não dispense o olhar treinado de bons profissionais de foto e vídeo. Essas imagens ficarão lindas e, certamente, serão vistas e revistas muitas vezes.

Trilha sonora
A escolha da música depende sempre do tipo de festa, do estilo dos noivos e do ambiente do evento. Casais animados e festeiros podem optar por uma pequena banda ou pela contratação de um DJ com playlist previamente selecionada por eles. Para noivos mais tradicionais, a fórmula voz e violão ou um trio de músicos de jazz e bossa-nova são opções interessantes. Seja qual for a linha do casal, música garante alegria e descontração para qualquer festa.

Lembrancinhas
Invista em lembrancinhas significativas e personalizadas. Que tal um vasinho de suculenta com dedicatória especial? Ou um kit com azeite gourmet, temperos e ervas? Prefere ficar com o clássico e delicioso bem-casado? Nenhum problema. Mas invista em qualidade e capriche na embalagem. Será uma doce lembrança.