O Ministério do Meio Ambiente lançou no, Dia Mundial da Água (22), em Santos e Ilhabela, municípios do litoral de São Paulo, o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). O Plano é composto de um diagnóstico do problema do lixo no mar no Brasil, valores de referência, situação desejada, modelo de governança, eixos de implementação, diretrizes, indicadores, plano de ação e agenda de atividades, que, após o lançamento, será atualizada no sítio eletrônico do MMA. No local, será possível acessar um painel interativo com informações atualizadas sobre o tema.


Museu Paranaense celebra os povos indígenas em abril
O Museu Paranaense, em Curitiba, celebra a população ameríndia em abril. Toda a programação será dedicada à valorização, preservação e promoção da cultura, da língua e da arte dos povos indígenas. Curso de língua caingangue, mesa-redonda sobre arte contemporânea indígena, exibição de filme, apresentações do grupo Towê Fulni-ô, exposição e venda de artefatos fazem parte das atividades do Abril Indígena.


Cápsulas de café reutilizáveis surgem como alternativa às descartáveis
As cápsulas de café entraram no Brasil a partir de 2006, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Desde então, muitos lares foram tomados pelo desejo de obterem uma maquininha de café. O problema, para os amantes do café em cápsula que gostam da praticidade, é que após o uso as cápsulas acabam poluindo o meio ambiente.

Pensando em uma solucão ecológica, a WayCap criou uma cápsula de aço inox em que o consumidor pode preencher com o pó, encaixar na máquina de café e, após o uso, lavar e guardar para ser utilizada novamente. 



Empresas gigantes formam aliança para comprar energia renovável
Google, Facebook, General Motors e Walmart, e outras 300 empresas, se uniram na “Aliança de Compradores de Energia Renovável” (REBA, na sigla em inglês). Tais companhias formam agora o maior grupo de compradores corporativos de energia renovável nos Estados Unidos. O objetivo é que a aliança adquira mais de 60 gigawatts de fontes renováveis no país até 2025. Um dos objetivos da aliança é abrir mercados de energia e oferecer maior escolha para compradores corporativos de energia, com foco nas inovações em políticas, mercados e tecnologia.