O Público do Distrito Federal e Territórios confirmou nesta terça-feira (15) que irá chamar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para depor como testemunha em apuração sobre um suposto caixa dois na campanha presidencial do PT em 2002. A informação foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e confirmada pela assessoria do MP.

Lula será chamado para depor como pessoa responsável pela campanha eleitoral de 2002, mas como é testemunha, não será obrigado a comparecer, assim como Marcos Valério – foram as declarações do publicitário, inclusive, que fizeram a investigação ser aberta.

Em setembro do ano passado, na tentativa de conseguir uma redução de pena no caso do mensalão, Marcos Valério disse à Procuradoria Geral da República que o ex-presidente Lula sabia do esquema de compra de votos no Congresso e que se beneficiou das fraudes.

No julgamento do Mensalão, o Supremo Tribuna Federal (STF) entendeu que o esquema de compra de votos de parlamentares no Congresso teve início na campanha presidencial de 2002, quando teriam sido feitos acertos eleitorais para garantir a governabilidade de Lula.

O MP informou que não há previsão de data para os depoimentos.