Reprodução – Em programa histórico na Globonews

O Ministério Público do Trabalho no Paraná recomendou às agências de modelos e redes de TV com sede no estado que adotem medidas para assegurar a igualdade de oportunidades à população negra em relação ao ingresso nos seus quadros de trabalhadores. O objetivo do MPT é garantir a representação da diversidade étnico-racial da sociedade brasileira nas produções artísticas das empresas.

Entre as medidas recomendadas pelo MPT estão a elaboração de campanhas internas para promover a igualdade racial como forma de fortalecer a cultura organizacional da diversidade; a realização de debates abordando questões como o racismo estrutural; e a garantia do acesso da população negra aos quadros profissionais da empresa por meio da revisão dos seus processos de seleção.

De acordo com o MPT, as empresas devem ainda se abster de reproduzir situações de representações negativas ou estereótipos da pessoa negra que sustentam as ações de negação simbólica e as diversas formas de violência, bem como reconhecer e valorizar a história e a cultura negra em suas formas de existência e resistência.

O cumprimento da recomendação será acompanhado pelo MPT, e a omissão das empresas pode resultar na adoção de medidas em âmbito extrajudicial ou judicial.