Neste sábado (11), é dia de participar da mobilização mundial que celebra a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, há seis anos. O #CataratasDay2017 convida pessoas de todos os lugares do planeta a postarem fotos no atrativo acompanhadas de #cataratasday2017, a hashtag oficial da campanha que conta com o apoio da Itaipu Binacional.

Quem estiver em Foz do Iguaçu nesta data poderá participar pessoalmente das ações no Parque Nacional do Iguaçu. Os principais mirantes do local terão placas alusivas ao #CataratasDay2017, para que os visitantes façam suas selfies no local e se engajem à iniciativa de marketing viral.

Outro estímulo à participação é dado aos moradores de Foz do Iguaçu, que, mediante apresentação de documento de identidade e de comprovação de endereço, não pagam para visitar as Cataratas neste dia. A Prefeitura de Foz também disponibilizará 50 ônibus para transporte gratuito da população até o parque (veja abaixo os locais de embarque).

Os ciclistas da região também foram convidados para o evento. No fim da tarde, cerca de 500 bicicletas farão o passeio gratuito ao atrativo por ocasião do #CataratasDay2017. A organização é da Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu (ACCI). As inscrições, abertas nesta semana, foram encerradas.

A expectativa é envolver 140 milhões de pessoas em todo o mundo, neste ano. Em 2016, a campanha mobilizou 139 milhões de participantes. Para a edição 2017, o tema eleito foi Conecte-se à natureza, uma forma de lembrar o Ano Internacional do Turismo Sustentável, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o gestor do turismo na Itaipu, Alexandre Pacheco, a parceria de Itaipu neste evento tem um motivo maior: está alinhada à questão da sustentabilidade, um dos preceitos da empresa. A proteção aos recursos hídricos e a consciência sobre o uso da água estão entre as preocupações de Itaipu. Estes temas estão alinhados a nossa missão e têm tudo a ver com as Cataratas do Iguaçu e com a valorização do atrativo, avaliou. “Convidamos todas as pessoas a aderirem a esta campanha conosco, indo ao Parque Nacional do Iguaçu neste sábado ou postando fotos das Cataratas com a hashtag da mobilização [#cataratasday2017]”.

Reforço “de casa”

Itaipu também está facilitando a participação de seus colaboradores e familiares na mobilização do #CataratasDay2017. A empresa oferece transporte gratuito em ônibus para os interessados, com saída do Gramadão da Vila A. Serão dois horários de partida, às 9h30 e às 14h. O retorno do parque está previsto às 13h e às 17h30. O transporte é oferecido pela empresa aos empregados(as), estagiários(as) e jovens do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho, acompanhados de seus familiares.

Mas a população também poderá embarcar no Gramadão da Vila A. O local é um dos pontos de partida dos 50 ônibus oferecidos pela Prefeitura, com saídas previstas às 8h30 e às 14h. Os demais locais de embarque são Terminal de Transporte Urbano (TTU), Praça da Bíblia, Centro de Turismo (que substituiu o ponto da Uniamerica, posteriormente cancelado) e Parque Remador. O retorno deve acontecer em torno de uma hora após a chegada ao parque, nos mesmos veículos.

Será possível ir com veículo próprio e, mediante identificação e apresentação do comprovante de residência no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, entrar com o transporte usado nas visitas turísticas convencionais.