Franklin de Freitas – Estudo aponta que o valor de pedágios cobrados no Paraná é três vezes maior que as tarifas pagas em Santa Catarina em razão do tipo de concessão

Estudo elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Mobilidade e Matriz Energética da Universidade Federal da Integração Latinoamerica (Unila), sediada em Foz do Iguaçu (região Oeste), aponta que o valor de pedágios cobrados no Paraná é três vezes maior que as tarifas pagas em Santa Catarina em razão do tipo de concessão. O comparativo entre os preços praticados e os modelos de concessão leva em conta dados de tráfego e valores de pedágio nas praças da Ecocataratas, concessionária que administra o trecho Oeste da BR-277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, e da BR-101, sob responsabilidade da Arteris Litoral Sul, entre Curitiba e Palhoça (SC).

O trabalho, que deve ser apresentado nos próximos dias para a Frente Parlamentar Sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa, mostra que o trecho paranaense teve uma arrecadação de R$ 150,7 milhões, entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2021. Se as tarifas cobradas fossem as mesmas praticadas pela Arteris, a receita seria de R$ 41 milhões no mesmo período, aponta o levantamento.

Leia mais no blog Política em Debate