Geraldo Bubniak – “Silvinho: ponta retorna ao time do Paranu00e1”

O Paraná Clube recebe na Vila Capanema, nesta quinta-feira (dia 7) às 20 horas, o pior visitante do Campeonato Brasileiro 2018. O Bahia perdeu as quatro partidas que disputou fora de casa (para Flamengo, Palmeiras, Sport e Inter). O time baiano entrou na zona de rebaixamento e demitiu no domingo o técnico Guto Ferreira. 

Contra o Paraná, o Bahia será comandado pelo interino Cláudio Prates, que terá desfalques. Ele não conta com os atacantes Edigar Junio (ex-Atlético-PR) e Junior Brumado e o meia Marco Antônio. Uma das opções para o ataque é Kayke (30 anos, ex-Paraná Clube), que fez um gol em 14 jogos em 2018.

O Paraná também terá problemas na escalação. O atacante Carlos tem um edema no joelho e está vetado. O volante Torito Gonzáles está suspenso. O zagueiro Cléber Reis, com dores na coxa, não enfrentou o Fluminense, na segunda-feira, e segue fora da equipe. 

O técnico Rogério Micale volta a contar com o zagueiro Neris e o volante Jhonny Lucas, que estavam suspensos contra o Flu. O ponta Silvinho, recuperado de fadiga muscular, retorna. 

A escalação e o esquema tático são mistérios absolutos. Micale tem moldado a equipe conforme o adversário. No último jogo, por exemplo, utilizou um centroavante de força física, Thiago Santos, para enfrentar o trio de zagueiros do Fluminense, que adota o 3-4-3. 

Micale já usou os esquemas 4-2-3-1, 4-1-4-1 e 4-3-3 no Brasileirão. A tendência é que Silvinho e Léo Itaperuna joguem pelos lados do campo e Carlos Eduardo seja o meia centralizado. Caio Henrique pode atuar como meia, mas se destacou como ponta na última partida.  

“Não tem muito tempo para treinar. Vai ser mais na base da conversa, vídeo”, avisou o volante Leandro Vilela. “O cansaço bate hoje, 48 horas depois que bate o maior cansaço pós-jogo, temos que tomar cuidado. Não sei quem vai jogar, o professor Micale trabalha jogo a jogo com uma estratégia”, explicou o jogador.

PARANÁ x BAHIA
Paraná: Thiago Rodrigues; Júnior, Neris, Rayan (Jesiel) e Igor; Leandro Vilela, Jhonny Lucas, Léo Itaperuna (Caio Henrique), Carlos Eduardo e Silvinho; Thiago Santos. Técnico: Rogério Micale
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Elton, Edson, Zé Rafael, Régis e Allione; Kayke. Técnico: Claudio Prates
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Local: Vila Capanema, quinta-feira às 20horas